O Ministério Púbico do Trabalho tem recebido denúncias de ameaças no emprego por causa da eleição. Uma empresa paranaense ameaça corte de 30% das vagas se Lula ganhar. Paranoia dá nisso.

Cortes

Os cortes do orçamento das universidades federais ameaçam um clima generalizado de caos e essa crise já está provocando movimentos que têm tudo para afetar o processo eleitoral em prejuízo de Bolsonaro.

Emprego

Milhares de entrevistas em Campo Largo em rede de supermercado para 1.500 vagas de trabalho devem levar mais de um dia de seleção.

Front

Discreta alta na média móvel de óbitos pela Covid: 119 em 24 horas e 6.510 contaminações entre quarta e quinta, no Paraná 437 casos e 4 mortes. Na Capital não há mortes desde 4 de setembro. Divulgou-se que a queda de cabelo é quatro vezes mais comum em pacientes que tiveram Covid.

Varejo

Perda de 2,5% em três meses consecutivos no varejo, conforme anotação do IBGE.

Carne moída

A partir de novembro entram em vigor novas regras para a comercialização da carne moída visando a qualidade do produto.

Na Academia

O jornalista e memorialista Ruy Castro é o novo imortal (cadeira 13) da Academia Brasileira de Letras.

Portos

Os terminais de Paranaguá e Antonina obtiveram bom desempenho em 2022 com alta de 5% nas exportações, grãos em destaque.

Meningite

Surto de meningite, com 10 mortes em São Paulo, causa corrida desenfreada em clínicas por vacina. Nesta semana morreu um jovem de 22 anos na zona norte.

O pior

Um exame de fezes de criança indica vírus da poliomielite no município de Sant Antonio de Tauá no Pará. O caso é tratado como suspeito, mas revela temores pela falta de cobertura vacinal de patologia que já estava praticamente riscada do mapa.

Racismo

Célia Xakriabá, indígena, deputada eleita em Minas Gerais com mais de 100 mil votos, disse que poderíamos ter mais do que sete dos eleitos se superássemos o "racismo de ausência" ante a visão do homem branco de que lugar de indígena é na aldeia.

Escola de Papai Noel

Há 29 anos existe na capital do Rio de Janeiro a Escola de Papai Noel. Agora no esforço pela inclusão criou um curso de libras e mantém orientações sobre diversidade e revela como se comunicar com diferentes públicos. É chegada a hora de pensar nesses importantes personagens do Natal, muitos deles fazendo disso um exercício permanente.

Abstenção

Como já se viu no primeiro turno, Bolsonaro aposta na abstenção e tanto que chegou a pedir ao TSE que proibisse o transporte púbico gratuito e a oposição está pedindo a intervenção da justiça eleitoral para tentar reduzi-la. Já Simone Tebet, agora aliada de Lula, acha que a falta de um projeto claro foi o erro maior do ex-presidente.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.