A inflação chegou aos 10,25% no acumulado de 12 meses, algo que não se dava há seis anos. Segundo a Conab, o consumo de carne vermelha é o menor de 26 anos, mas isso se dá também pelo volume de exportação, que cresceu desproporcionalmente. O pior é que a informalidade dobra e tanto que de 89 milhões de ocupados 36,3 milhões são informais, conforme o IBGE. Resumindo: 4 em cada 10 ocupados são informais. Mesmo com o aumento de 27% nos anos de estudos na metade mais pobre do país, sua renda caiu 26,2% em 10 anos, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Enquanto isso, as ações de governo se dão mal como a do leilão do petróleo, que vendeu apenas 5 de 92 blocos e o resultado reflete o menor apetite pelo risco no setor.

Front

Cai a ocupação de leitos em função da Covid para menos da metade desde julho. No Brasil, entre quarta e quinta feiras, tivemos 451 óbitos e 14.696 infecções em 24 horas, Paraná com 55 mortes e 1.723 casos, Curitiba com 189 infecções e 9 mortes e casos ativos em 3.194. Governo tende a tirar a Coronavac dos seus planos e destaca a AstraZeneca e Pfizer, com pretensão de 100 a 150 milhões de unidades de cada fabricante, num dispêndio superior a R$ 6,8 bilhões. Enquanto isso segue a discussão entre autoridades sobre a pretendida flexibilização do uso de máscaras no Rio de Janeiro e em São Paulo. Maiores ressalvas partem da epidemiologista e vice- presidente do Instituto Sabin (EUA), Denise Garret.

Driblar polarização

A liderança mais forte, principalmente no plano doutrinário, do União Brasil, fruto da fusão DEM-PSL, e seu secretário geral ACM Neto, acha que é preciso lutar o máximo para evitar um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, que seria, na sua perspectiva, um drama para o país. O novo partido se empenhará na defesa da democracia e das liberdades individuais com a máxima clareza e sem as ambiguidades dessas facções hoje aparentemente dominantes.

Nossa parte

Mesmo em plena pandemia o Paraná foi exemplo de ativismo econômico e isso é traduzido em parte pela rapidez com que se abre uma empresa 60% mais rápido em Curitiba do que na média brasileira, com tempo médio de 25 horas. Um dos segmentos que se evidenciaram tem sido o dos portos e isso durante a fase mais forte das infecções. Só neste ano o desempenho é de 44,4 milhões de toneladas. O Paraná pretende ter um papel de destaque em Dubai e atrair investimentos e para isso leva material de exposição de primeira grandeza. Agora nas datas festivas os lojistas esperam 30% no aumento das vendas e a previsão de emprego temporário para Natal e fim de ano é de 7.190 vagas.

Trégua

Foi em meio à trégua de um mês concedida ao Judiciário que Jair Bolsonaro decidiu fazer seu depoimento à Polícia Federal de maneira aberta, sem restrições, e esse comunicado levou o ministro Alexandre de Moraes a conceder o prazo de um mês para a audiência sobre a denúncia do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de interferência indevida na área policial. A trégua é descompensada pela inflação e com ela a incontrolável alta de preços, bem traduzida na questão dos combustíveis.

Veto

Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorventes. Praticamente ficou a criação de programa como estratégia para a promoção da saúde e atenção à higiene e manteve campanha educativa sobre saúde menstrual. Só no Paraná haverá prejuízo para mais de 460 mil mulheres.

Folclore

Tanto João Doria, governador de São Paulo, como seu colega gaúcho Eduardo Leite projetam vitória no primeiro turno na convenção do PSDB. Doria diz ter 65% dos votos e o gaúcho afirma ter 62%. O paulista ganha aliado em Minas, onde o grupo de Aécio Neves apoiaria Eduardo Leite. Afinal leite tem tudo a ver, historicamente, com Minas, ora apartado do café.