A oposição quer emparedar o ex-ministro Pazuello e fazer o que até agora não conseguiu na CPI que rendeu alguma coisa com os seus antecessores Mandetta e Nelson Teich. O chefe da Anvisa, Antonio Barra Torres, foi mais claro que o ministro Queiroga, mas não se comprometeu. Depoentes não dão o caldo desejado, daí a certeza de que Pazuello, pela soma de fatores negativos, vira o jogo. Antes tentarão pressionar Ernesto Araújo, ex-chanceler, e levantar dados de como atuou o Itamaraty na pandemia. Na semana deu para perceber a blindagem de Bolsonaro na recusa do procurador Augusto Aras em atuar no caso dos pagamentos de Fabrício Queiroz à primeira-dama. A aposta no sucesso da CPI é ainda Eduardo Pazuello, que pretende habeas corpus e o direito de calar-se, o que pode dar desfecho em pedido de prisão.

Inflação recua

Em abril tivemos recuo da inflação, mas que não foi suficiente para colocar o processo dentro da média da meta desejada, hoje em 6,76% no acumulado de doze meses, mais alta desde novembro.

Prensa

Nas ações anti-Covid - baladas, festas, aglomerações - já tivemos em Curitiba mais de mil autuações. Nem a multa segura os infratores, que abusaram no fim de semana outra vez.

Resposta: 200 mil infectados na semana. Paraná com 4.824 casos, 154 óbitos. Brasil com 423 mil mortos e 15,3 milhões de casos.

Racha

PSOL dividido e uma ala quer a pré-candidatura do deputado federal Glauber Rocha à presidência da República, apoiado entre outros pela deputada federal Luiza Erundina. Boulos, sua maior liderança, é pela união das oposições com Lula. Tanto Boulos como o presidente da legenda, Juliano Medeiros, defendem a tese unificadora.

200 em aulas

Duzentas escolas retomaram anteontem as aulas no modelo híbrido. Maioria delas é da região de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama. 15 dos 32 núcleos regionais participaram. E a questão da imunização alcançou oito mil dos 350 mil profissionais, da faixa etária de mais de 60 anos, razão pela qual a APP Sindicato reafirma a inviabilidade da medida.

Suspensão

A Anvisa determinou a suspensão da vacina da AstraZeneca-Oxford para gestantes e puérperas. A pasta da Saúde pretendia adquirir 9 milhões de kits para intubação e acabou acertando a metade, 4,5 milhões.

Museu

Com a retomada das visitas ao Parque Estadual de Vila Velha voltaram a falar no Museu Geológico que lá se pretendia instalar, velha aspiração do professor Bigarela. A ideia é mostrar que aquele bioma é parte da história geológica da humanidade, inclusive da teoria da migração dos continentes, quando estávamos ligados à África.