Apoios doutrinários
Nem todo apoio, como os que Bolsonaro e Lula recebem, são doutrinários
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de outubro de 2022
Nem todo apoio, como os que Bolsonaro e Lula recebem, são doutrinários
Luiz Geraldo Mazza
Nem todo apoio, como os que Bolsonaro e Lula recebem, são doutrinários. Esgotam-se nas razões políticas, mas o que veio dos criadores do Plano Real em favor do ex-presidente contém uma doutrina centrada na prática das mais duradoura das intervenções contra a inflação num momento em que ela retoma sua força. Entre os instrumentos está o teto de gastos como agudo senso de crítica ao governo atual.
Pesquisas
Já começam conflitando as primeiras pesquisas. A do Poder Data dá 52% para Lula e 48% para Bolsonaro. A diferença no caso é menor do que a atribuída pelo Ipec, que registra 51% para Lula e 43% para Bolsonaro. No primeiro turno deu 48% a 43%, uma distância de 5 milhões de votos.
Trombadinha
A intenção do presidente era coagir a Petrobras a não aumentar o petróleo até a eleição, mas a decisão da Opep de reduzir a produção para recuperar o preço limita esse tipo de intervenção. O governo tenta remar contra a correnteza e no meio de suas pretensões está a saída do diretor financeiro, que deve discordar por motivação técnica e doutrinária. Por sinal que a alta do barril valoriza as ações da estatal na Bolsa.
Front
De vez em quando é preciso que um epidemiologista alerte que a pandemia baixou, mas que é preciso manter as cautelas. Numa semana em Curitiba tivemos, embora sem óbitos, um número apreciável de 468 casos de contaminação.
Meningite
As deficiências de cobertura vacinal, que ocorreram simultaneamente com a pandemia, estão presentes nos casos de meningite que já mataram 10 pessoas em São Paulo e aparecem em várias regiões do país. E outra preocupação é com a paralisia infantil diante do fato de que não chega a 40% o atendimento na faixa de 0 a 4 anos e que deve ser de 95%.
Fim de carreira
Já na eleição anterior havia ficado nítido o fim de carreira de Requião e Beto Richa na eleição senatorial e que agora se confirma com a baixa votação do ex-senador para o governo, ainda que empurrado por Lula, e do ex-governador tucano, que só se elegeu deputado federal com a interdição de Jocelito Canto.
LEIA TAMBÉM:
Conter petróleo
Ação imediata
Testes
Para fins de diagnóstico o Laboratório Central (Lacen) se equipa para identificar casos de monkeypox.
Conflitos
Eleitor do PT matou um amigo bolsonarista, em São Paulo, por causa de discussão política, e num plano mais elevado tivemos a intervenção de uma ONG - a Transparência Internacional - repudiando o apoio dos lavajatistas Sergio Moro e Deltan Dallagnol ao presidente Bolsonaro.
Mais alerta
O Inmet alerta que podemos ter no Sul tempestades e ventos de até 100 km/h.
Contas
Como é da tradição anual do Tribunal de Contas, ele aprovou as de Ratinho Junior, mas apresentou seis restrições, algumas de traço doutrinário e sempre repetidas.
O bilionário Elon Musk, que se mete até no racha bélico entre a Rússia e a Ucrânia, deixou uma dor de cabeça para donos de grandes bancos com aquela estória da compra do Twitter.
Temor
Ministros do STF se preocupam com a eleição de parlamentares hostis à Corte que venha a ampliar a crise com o Executivo.
Inclusão
Um dos mais importantes feitos da eleição foi eleger mais mulheres, trans, negros e pardos. Nas assembleias estaduais a presença delas aumentou em 16% e aqui houve o caso de Carol Dartora, a primeira negra deputada.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1