Em apenas 4 meses já houve mais denúncias contra a discriminação racial neste ano do que em 2021 em São Paulo. Aqui o caso do vereador Renato Freitas, que promoveu a invasão da igreja do Rosário, estava para ser julgado na Comissão de Ética da Câmara Municipal. A moda é saudável, espera-se que não seja temporária.

Reação

Pelo jeito melhorou a posição de Bolsonaro: na pesquisa Ipesp, Lula estava com 44, ele com 31, Ciro Gomes com 8, Doria com 3. No segundo turno Lula ganha fácil, mas pelo jeito até a eleição o quadro pode ficar mais apertado.

Front

Um estudo publicado em revista científica eleva em 18% o número de óbitos no país em 2020. Seriam nada menos de 37 mil mortes a mais, após análise de causas relacionadas com a patologia. E de outro lado um setor da Organização Mundial da Saúde, OMS, estaria admitindo que o número de mortos seria três vezes maior do que o oficial. Entre quarta e quinta houve 151 óbitos e 21.112 infecções, Curitiba com 2 mortos, 638 infecções e 2.309 casos ativos. Sobem os casos de Síndrome Aguda Grave de garganta entre adultos. Outro registro importante: a pandemia teria feito com que pais desistissem de ter mais filhos. Declínio da fertilidade está entre os motivos.

Avalanche

Em abril, segundo o Instituto de Atividades Aeroespaciais, a derrubada de árvores na Amazônia bateu todos os recordes em mais de mil quilômetros de florestas. Em Minas a concessão para mineração na Serra do Curral pelo governo gerou ampla discussão. Os que reagem querem já o tombamento da área para impedir a exploração.

Pólio

Segundo advertência da Fiocruz no Brasil, há cerca de 500 mil crianças sem vacina para o combate à poliomielite. Há queda também em outras coberturas vacinais como a do sarampo, verificada em São Paulo.

Vagas

Neste final de semana um mutirão colocará mais de mil vagas de emprego na Grande Curitiba. Mas há também contendas como a dos metalúrgicos em greve por tempo indeterminado na Renault.

Mais ofensiva

Tanto o presidente da República como o seu ministro da Defesa insistem em pressões sobre o sistema eleitoral e Bolsonaro anunciou, o que é legal e previsto, que o PL contratará empresa para auditar as eleições. Em meio a notícias informou-se que um diretor da CIA, William Burns, teria pedido o fim das críticas às urnas eletrônicas em 2021, em reunião fechada em Brasília, o que o Planalto nega.

Estupro

Jair Bolsonaro chamou publicamente de estupro o lucro da Petrobras no trimestre que chegou a 44,5 bilhões e isso sem a estatal ter mexido nos últimos 56 dias no preço dos produtos. Pelo jeito ainda não encontraram a fórmula mágica de controlar os preços e com isso deter parte da inflação. Bolsonaro viu como um acinte esse feito da Petrobras, que deu lucro superior em 300 vezes ao havido no ano passado.

Sem Alckmin

Provavelmente o lançamento da chapa Lula-Geraldo Alckmin, marcada para hoje (7), deve ser adiada. É que o candidato a vice está com a Covid. Espera-se é contaminação de votos e não de vírus. Pretende-se viralizar os votos com o eleitorado do centro.

Contraofensiva

Segundo informes da guerra a Ucrânia pretende ficar na defensiva até o meio de junho e Kiev estaria com plano de contraofensiva. Inteligência dos EUA ajuda a Ucrânia a matar generais russos e a afundar o maior navio de guerra dos invasores.

Folclore

Lula tem problemas na formação de palanques em São Paulo e Minas Gerais, no Paraná Requião é mais beneficiado do que ajuda, mas era uma das raras soluções, ainda mais no discurso.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.