Uma diretriz une, paradoxalmente, Bolsonaro e Lula: combate sistemático a Sergio Moro, o inimigo comum em quem adivinham um risco e esperam até afastar do pleito. Como se vê, mais essa contingência volta a habilitar o ciclo punitivo da Lava Jato e dar um certo nível de competição ao ex-juiz, onde a União Brasil viu uma perspectiva de terceira via. A soma de PSL e DEM tem mais musculatura do que a do frágil Podemos, nesse aspecto vista como aventureira e de escassa presença nacional.

Vagas

Além dos 200 mil censitários teremos, conforme previsão orçamentária, 43 mil vagas em órgãos federais. O mercado segue reagindo e aqui no Paraná havia 10 mil vagas nas agências do trabalhador, 2 mil delas na Região Metropolitana. Há portanto um sinal de reação. Depois de manter estoques baixos de matérias-primas as empresas voltaram a estocar insumos, o que não deixa de ser um bom sinal. Outra sobre concursos: o da CGU prevê salário de R$ 19.197.

Ranking negativo

Paraná detém nacionalmente a segunda maior taxa de Covid-19 entre unidades federativos. Está no entanto bem acompanhado no mapa nacional em vermelho, com aumento ascensional de casos. Nem tudo que vem da OMS, Organização Mundial de Saúde, é esperançoso: de um lado admite que a ômicron pode fechar o ciclo, de outro manda sustentar cautelas e que a face emergente pode estar caminhando para o fim ainda este ano. No Brasil, no fim desta semana, tivemos 135.080 casos de novas infecções em 24 horas.

LEIA TAMBÉM:

Sedução forte
Escalada rotineira

Povo da rua

Durante a pandemia nesses dois anos a população de rua de São Paulo cresceu 31%, total calculado em 32 mil sem teto, 70% dos quais são negros e pardos, sendo que 8,9 mil estão com ao menos um familiar. Curitiba ainda está longe disso, mas há mais de 5 mil sem teto. Em Londrina houve sugestão de um vereador que se voltasse a prender por vadiagem como no passado.

Crianças

Com a tardia redescoberta das crianças para a imunização descobre-se que as de zero a 4 anos são mais vulneráveis ao coronavírus. Há quase quatro vezes mais mortes nessa faixa etária em comparação à de 5 a 11. 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos desde o início da pandemia, entre 0 e 4 os óbitos chegaram a 1.220. O pior é que o governo nega relevância a essa estatística macabra enquanto afirma que a cloroquina, peça-chave do kit Covid do governo federal, é bem mais importante que a vacina.

Pib preocupa

A preocupação do mundo e em especial do Brasil é a queda do PIB na China, que até o último quadrimestre crescera mais de 8% para cair. A China é o maior parceiro de negócios do Brasil, superando uma tendência histórica que era a de reservar tal espaço para os EUA.

Repeteco

Não há clima para recriar a Guerra Fria, praticamente encerrada com a derrubada do muro, mas ontem (24) os EUA bloquearam milhares de operações da aviação comercial chinesa e no mesmo dia a Organização do Atlântico Norte, Otan, enviava navios e jatos ao leste europeu temendo a ação russa contra a Ucrânia. Não é igual, mas pode, se continuar desse jeito, ficar parecido.

Folclore

Está cancelado o Zombie Walk do carnaval curitibano, mas se parecer gente daquele jeito tire de letra, pois se trata apenas de excesso de realidade como é a pandemia.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link