Pelo terceiro mês consecutivo há alta no varejo, agora de 1%. É um esforço pequeno quando se constata a queda da venda de veículos no ano em 21%. Dentre as altas a maior foi na de materiais de construção, em mais de 12%. Apesar desses sinais, economistas do Bradesco estimam que a economia do país vá crescer 1,5% neste ano, com o que revisaram a projeção anterior que era de 1%. Indústria sobe em 9 de 15 locais examinados. Avanço de 0,6% no Paraná.

TSE reage

A Corte Eleitoral viu erros e rejeitou pleitos militares nas eleições. Ministros argumentam com falha de cálculo ou conceito em três propostas e repetição em quatro. A PF mostra que o uso das instituições para desinformação contra a urna eletrônica vem desde 2019 e envolve a Abin e o Gabinete de Segurança Institucional.

Front

Entre domingo e segunda 59 óbitos e 10.606 infecções, Curitiba com 2 mortes e 689 infecções e 3.559 casos ativos de Covid-19. Taxa de positividade sobe de 9,6% a 15,3%. Casos das hepatite misteriosa surgem no Paraná e mais cinco estados, dentre eles São Paulo, na capital, São José dos Campos e Fernandópolis. Há relatos de casos em 25 países.

Vetos

Deputados derrubaram três vetos de Ratinho Junior, mexendo com a mansidão habitual. E o Tribunal de Contas está determinando que as câmaras municipais cortem salários dos seus respectivos presidentes. Dentre os vetos dos deputados estaduais está aquele para não obrigar aferição de temperatura no estado.

LEIA TAMBÉM:

Agilidade pública
Antirracismo, a moda

Greve

Em gestação, mais uma greve no transporte coletivo em Curitiba por falta de pagamento de salários. E isso motiva o debate outra vez da questão do subsídio por parte do governo estadual.

Desmate

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, considerou a taxa de desmate na Amazônia "péssima" e "horrível" e que é necessário identificar onde está havendo falhas do governo e lamentou a falta de recursos para preservação.

Camping

A ex-vereadora Soninha Francine, hoje secretária de Direitos Humanos e Cidadania, de São Paulo, vai retirar da gaveta um projeto antigo para moradores de rua: um camping, bem mais flexível do que os habituais, ainda mais agora que se constatou aumento de 31% da população em situação de rua.

Cigarro eletrônico

Mais de 50 entidades médicas assinaram manifesto pedindo à Anvisa para formar a frente contra os cigarros eletrônicos, cujos efeitos são devastadores na saúde dos consumidores. Entendem até que esse novo hábito arrisca reverter décadas de empenho na política de controle do tabaco no país .

Super ricos

O ministro Guedes anuncia uma novidade: taxação dos super ricos e cortar taxas de importação como forma de luta contra a inflação. Aposta, sobretudo, em reforma do Imposto de Renda enxuta para atrair investimentos.

Prêmio

Medida educativa para o trânsito vai ser adotada: motorista que não cometer infração em 12 meses ganhará prêmio.

Folclore

Lula tem problemas de palanque em Minas Gerais e vai perder espaço com a adesão do PSD a Bolsonaro. Nova divergência entre PSB e PT pode se dar no Distrito Federal com as candidaturas de Leandro Grass (PV) e Rafael Parente pelo PSB.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.