A advertência do Hospital Universitário de Londrina sobre as gestantes internadas com Covid sobrepuja o sentido local da informação por tratar-se de preocupação mundial e que levou o Ministério da Saúde a fazer a recomendação no sentido de evitar a gravidez na pandemia. Junto com o problema afloram o dos partos prematuros. Indicadores que acompanham a patologia da morte materna mostram que em São Paulo a média da incidência teria dobrado nas 13 primeiras semanas de 2021. Uma das providências diante desse quadro é a urgência na vacinação das grávidas e há outras medidas, como a montagem de equipes multidisciplinares para atender a especificidade da questão.

Voto impresso

A tese de Bolsonaro caminha: o legislativo de Londrina aprovou moção em favor da PEC da deputada Bia Kicis pelo voto impresso. A aprovação foi apertada: 10 a 9, o que ressalta o lado polêmico da questão, contestada pela maioria dos juízes eleitorais que defendem o sistema atual, que além de eficiente é convenientemente ágil. Aqui no Paraná, Roberto Requião foi dos que martelaram no tema. Já Bolsonaro insiste que as eleições são fraudadas e que teria ganho a última no primeiro turno, o que jamais provou.

Repique

Muitos viram na ação da Procuradoria da República dando prazo de dez dias aos governadores para que mostrassem o fluxo das vacinas, o quanto aplicaram e quanto deixaram de fazê-lo como uma resposta "de leve" para os objetivos da CPI aprovada. Se no plano estadual elas geram problemas, o mesmo se pode dizer dos municípios, e com episódios incríveis como o de Itirapina, SP, onde houve troca de vacinas entre as da gripe comum e a da Covid, isso sem falar no que foi detectado na existência de doses diminutas, o que pode gerar casuísmos para farta discussão e aproveitamento político de traço oportunístico. É o varejo ameaçando o atacado.

Mais cara

Tudo o que é escasso pela lei da oferta e da procura é mais caro e isso se dá com um bem precioso - a água e o sistema de esgotos. A agência reguladora aprovou o aumento da tarifa da Sanepar em 5,7701%, quando a população está submetida a severo racionamento e isso sem considerar incidentes como o do rompimento de adutora atingindo Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande.

Nota baixa

O governo federal se sai mal na pandemia e isso é destacado em estudos das revistas científicas "The Lancet" e "Science". Mas os trabalhos acentuam também o fator desigualdade como agravante das condições. Quanto à estatística, tivemos 3.774 óbitos entre quarta e quinta, contabilizando 365.954 mortes em 13,7 milhões de casos, dos quais 80.529 infecções em 24 horas.

Folclore

Revistas científicas indicam que a desigualdade e a gestão tumultuária de Bolsonaro agravaram a pandemia com seu negacionismo constante.