De 10 de agosto a 10 de setembro, conforme boletins epidemiológicos, casos de Covid-19 na faixa etária de 0 a 9 anos, em Londrina, saltaram de 71 para 163. Esse crescimento de 129% é um alerta para qualquer decisão na área, entre elas a da reabertura das escolas, para não falar no hábito da comunidade de não dar a mínima para o isolamento como cautela geral para o enfrentamento da pandemia.

Goura, o novo

O deputado estadual Goura, do PDT, é candidato a prefeito de Curitiba. Nele assenta o rótulo de novo. Lidador do cicloativismo e posições muito centradas no ambientalismo, é postulante capaz de com essas credenciais, reveladas na sua eleição para deputado, criar um fato e até um programa diferente na campanha. Dificuldades para encarar o conservadorismo congênito da cidade eles as terá de sobra, mas a circunstância lhe abre espaço favorável à quebra do discurso ufanista e acrítico. Curitiba deve ter 13 candidatos: Greca tem um arco de alianças que o habilita à reeleição, mas Francischini se credencia com a sua votação recorde como deputado estadual. A saída de Leprevost facilita as coisas para Ratinho Junior, que não deve ter facilidades com a candidatura de Tiago Amaral em Londrina, que enfrentará Boca Aberta (Pros), o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), apoiado pelo PSDB. Os esforços tradicionais do governo central no pleito em Londrina são históricos, mas perdeu várias vezes, inclusive para o PT. Sua maior mobilização foi para reeleger Antonio Belinati em segundo turno nos tempos da vice Emília.

Motivação

A pandemia ajuda a arregimentação sindical do momento, como se viu na reabertura do INSS para atendimento presencial ontem com a ação judicial dos trabalhadores do setor em São Paulo, a exceção na prestação de serviços. Sindicalistas da educação se mobilizarão contra a retomada das aulas, posto que o ensino privado tenha reiniciado as atividades recreativas.

Redundância

O manifesto do ministro Edson Fachin, extremamente bem fundamentado, em defesa da Lava Jato, muito rico em doutrina, encaminhado ao presidente do STF, Luiz Fux, não altera a correlação de forças no interior do colegiado e por isso foi visto como redundância da referência elogiosa ao mensalão e ao petrolão no discurso de posse do novo presidente. Não será o maior vigor da doutrina, como temos visto nas decisões da segunda turma, que fica capenga sem Celso de Mello, e que pelo inevitável empate favorece réus em detrimento da Lava Jato em vários julgados.

Efeitos

Entre os efeitos da pandemia há o do prejuízo às intervenções seletivas nos hospitais e também na questão específica dos transplantes, área em que o Paraná é o primeiro do Brasil, numa queda de 61%. Mortes de pacientes na fila cresceram 44,5% entre abril e junho.

Folclore

Na aula de latim, em torno de Bello Galico, havia a referência a complemento circunstancial de lugar, "in aperto loco", que é em lugar aberto, e o aluno descuidado traduziu "aperto louco". O professor João Mazzarotto tolerou como tradução criativa.