Nem sempre as alas ideológicas e militares se mostram alinhadas no governo federal, e isso se deu agora com a intervenção do ministro do Meio Ambiente contra o ministro Ramos chamando-o de "banana de pijama" e "Maria fofoca". O atrito não seria isolado, mas expressão de uma das alas do governo, o que exigiria a intervenção presidencial, muito mais esperada aí do que no caso da recusa da vacina. Seria irônico que com tantos militares na estrutura da União houvesse falta justamente de disciplina.

Estouro

No IPCA-15 um impacto fortíssimo em outubro: apurado 0,94 %, número até aqui mais alto desde 1995. Isso com uma taxa de desemprego de 14% em setembro dá o que pensar.

Pesquisa

Ibope mais recente da eleição em Curitiba: Rafael Greca 46%, Francischini e Goura com 8%, Christiane Yared 5%, João Arruda e Carol Arns 3%. Afora a surpresa de Goura, que está à frente das redes sociais e aparece com algum destaque na sondagem, a distância do prefeito é avassaladora. Essa distância é que leva Greca a fugir dos debates, onde não tem nada a ganhar a não ser risco eventual de desgaste.

Contra Kassio

A bancada paranaense no Senado, cada vez mais unida, se declarou contra a forma de escolha do novo ministro do STF, o desembargador Kassio Marques, sob o fundamento de que não tem sentido uma escolha de caráter político e que existem projetos com outra concepção já presente, três deles do Podemos. Opondo-se à escolha política e capaz de gerar suspeição defendem a meritocracia e Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns são adeptos da Lava Jato, diante da qual Kassio Marques aparenta se alinhar como adverso.

Abusos

Tanto o TSE como os tribunais regionais pretendem exercer controle para evitar a sobrecarga de fake news, valendo-se de estrutura tecnológica para impedir mensagens em massa e uso de robôs. Tem inclusive um tira- dúvidas eleitoral no WhatsApp.

Conservadorismo

Num tempo em que o STF pune a transfobia como crime racial e em que o Papa Francisco defende que os homossexuais têm o direito de constituir família, o Brasil se uniu a países conservadores na Declaração de Consenso de Genebra numa manifestação antiaborto e em defesa da família tradicional baseada em casais heterossexuais. Alinhou-se com os mais rígidos conservadores, como Egito, Hungria, Indonésia e Uganda e, é claro, os EUA. Essa posição não tem efeito vinculante, isso é, os países não ficam obrigados a seguir a orientação.

Estacionou

O Paraná apareceu dois dias entre estados com queda na pandemia, entrou em alta e em seguida alinhou-se na estabilidade.