Um exemplo ocorrido ainda ontem em Curitiba revela a questão crucial da mão de obra qualificada: um hipermercado abriu 200 vagas de trabalho e percebeu-se que os mais qualificados e de melhor currículo levaram vantagem. Reconheça-se a singeleza da referência, já que inexiste aí maior complexidade nas funções demandadas. É expressão pontual, todavia, de questão estrutural já revelada pela Confederação Nacional da Indústria de que a metade das fábricas encontra dificuldade na busca do trabalho qualificado e tecnológico.

A pequena melhora havida no mercado se deve à expressão do trabalho informal que limita a expansão do consumo, funcionando como "quebra galho", atribuindo-se a anomalia geral ao baixo nível educacional e ensino médio generalista e menos técnico. Na capital a prefeitura entrou de sola no tema com o programa "Primeiro Emprego em Tecnologia" para jovens de 16 a 22 anos com o curso gratuito de computação. Carecemos de articulação bem estruturada.

Inclusão virtual

Melhorou muito no campo virtual a expressão de negros e pardos (55,8% da população), mas brancos aparecem como 78% dos retratados na publicidade em meios impressos. Observação é do IBGE, que mostra em 2017 que negros e pardos eram 16% das referências. É verdade que o fato de haver melhora nos percentuais virtuais nem sempre implica uma correspondência com o mundo concreto, porém não deixa de ser um fator indutor e de inclusão.

Epidemia

O governador Ratinho Junior firmou, semana passada, decreto que coloca o Paraná em estado de alerta face a elevada incidência de casos da dengue entre agosto de 2019 e 11 de fevereiro de 2020, chegando a 149,53 por 100 mil habitantes. O parâmetro do Ministério da Saúde trata como situação de alerta quando o espaço geográfico atinge índice acumulado entre 100 a 299 casos por 100 mil habitantes. Londrina, que vive um clima de hipersensibilização das notificações, pois a cada caso confirmado há 12 notificações, enquanto no resto do Paraná há um caso para três notificações. Dos 399 municípios, 236 têm casos confirmados, somando 20.563 registros da doença, com as notificações atingindo 64.825.

Quanto ao coronavírus, caiu para três no Brasil o número de casos suspeitos, dois pacientes em São Paulo e um no Rio Grande do Sul devidamente monitorados e um navio chinês chegou ontem em Santos com dois tripulantes com sintomas.

Carnaval

Em Minas Gerais, há exagerada preocupação nos festejos carnavalescos com o politicamente correto em matéria de suposta agressão racial. Entende-se, por exemplo, que deve ser proibido o homem fantasiar-se de mulher, a mais universal das caricaturas, porque isso agrediria a dignidade da mulher, evitando-se também o uso da charge da "nega maluca". Não é do âmbito carnavalesco esse tipo de censura, porém o uso de mensagens contra assédio sexual, como se dá no pré-carnaval paulista, é válido.

20 graus no gelo

Neste mês de fevereiro, para ser mais preciso dia 9, cientistas brasileiros baseados na Antártida registraram 20,75 graus, o que ratifica tudo o que se diz sobre aquecimento global, apesar das resistências dos terraplanistas, e apenas expõe o tremendo atraso de ações preventivas.

Folclore

Bento Ilceu Chimelli dizia para quem quisesse ouvir que ele era o dono da caneta BIC, como sugeria claramente o seu nome.