Agora vai?
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
Luiz Geraldo Mazza
As duas casas do Congresso parecem determinadas a garantir as reformas, dando prioridade à tributária, que justamente tem versões diferenciadas em cada uma das câmaras. O fato é que se nota um esforço incomum de Lira e Pacheco por esse objetivo e também pelo auxílio emergencial. À exceção de alguns fatos polêmicos, como a indicação da deputada Bia Kicis para a CCJ, há uma vigorosa marcha pelo consenso. O que não impede trombadas como a da bancada do PSOL atacando, na sessão, o presidente Bolsonaro como genocida e o repique dele com a afirmação de que "nos encontraremos em 2022!".
Dengue
Como visível deficiência de saneamento, em 29 dias foram detectados focos da dengue no país em 6.125 locais. Não estamos fazendo os deveres de casa, tanto aí como em outras endemias. São as nossas carências em profilaxia.
Agenda
Tanto Londrina como Curitiba, por suas prefeituras, se valem do cadastramento para programar vacinação. Na capital houve um alerta para o caso dos acamados que estão impedidos de se locomover. Cuidados até hoje para evitar aglomerações não funcionaram devidamente no Parque Barigui.
Sobe a água
Mais 5,15% a partir de hoje na tarifa de água. Ela sobe no momento em que some, mas é bem menor do que se pretendia, graças à intervenção da agência reguladora e também do Tribunal de Contas, que a bloqueou com forte argumentação técnica. Nesses momentos a Sanepar encara uma descapitalização que pode afetar seus rumos, principalmente os da busca de novas fontes de abastecimento como a dos corredores ecológicos e parques para captar o líquido das cavas do Iguaçu.
Otimismo
A chegada da carga de insumos da Coronavac para 8,6 milhões de doses e o ato liberatório da Anvisa para liberar outras vacinas é um embalo num país que já tem 2,7 milhões de imunizados e registrou mais 1.208 óbitos entre terça e quarta, dos quais 9 na capital e 6 em Londrina, totalizando 227.591 mortes em 9,4 milhões de casos. Há no Paraná 5.588 casos ativos e nos últimos dias 473 em Curitiba e 327 em Londrina.
Pedágio
Em Cascavel ontem o presidente Bolsonaro inaugurou instalação de Esportes Atléticos, mas deu para perceber faixas reivindicatórias e alertadoras sobre os contratos de pedágio, cujo andamento mostra questões polêmicas como a da taxa de outorga.
Transferência
O governo estadual deve transferir aos municípios R$ 1,3 bi, que amacia um pouco o grau de dificuldade por todos enfrentada.
Folclore
Se houver carná, mais gente vai desencarnar. O alerta é de sanitaristas.