A Junta Comercial do Paraná leva o terceiro lugar como agilidade na abertura de empresas com o tempo de 18 horas e 33 minutos. Bem à frente da média nacional, que é de 28 horas a mais, soma de um dia e 22 horas.

Bom começo

Mais um bom começo de semana nas agências do trabalhador no Paraná: há 10.646 vagas de empregos. Além dessas há cem vagas da BRF e mais de 129 em concursos com salários até R$ 30 mil. Nem tudo é paz na área do trabalho: motoristas e cobradores do transporte coletivo ameaçavam greve por falta de pagamento de salários.

Mais inflação

Depois de dois meses sem reajustar preços dos seus produtos, a Petrobras agora reajustou o óleo diesel em R$ 0,40 o litro. Reflexos imediatos: a cesta básica de Curitiba subiu em média 26,67% com alguns produtos dobrando de preço.

Antes da Covid

Ciro Gomes andou pela capital e mostrou otimismo apostando nos indecisos, que chegariam a 50% do eleitorado e os que rejeitam Bolsonaro e Lula definirão o curso da eleição. Em seguida se viu obrigado a interromper a campanha por haver acusado caso positivo de Covid.

Tiro no pé

Para evitar situações constrangedoras geradas pelo improviso, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, decidiram optar pelo discurso escrito. Apelidado de sorvete de chuchu. Alckmin fez troça na aliança alimentar de "lula com chuchu". Assumir um apelido é a forma de neutralizá-lo e no futebol temos o exemplo no Coritiba, que caricaturado de "coxa branca" transformou a pichação em culto, tal qual o Palmeiras engendrou com o "porco".

Nazistificando

Nas celebrações do Dia da Vitória Putin e Zelenski se acusam de cometerem atos nazistas. No meio das confusões a maior de todas é aquela da autoridade russa que afirmou que Hitler era judeu.

Breque

O breque na reforma agrária tocado por Michel Temer tem continuidade com Bolsonaro: cortou radicalmente as verbas, paralisou assentamentos e limitou as atividades à entrega de títulos de propriedade a antigos beneficiários.

Kit Covid

Além do papel que desempenharam na CPI, bolsonaristas continuam a defender o kit Covid e outras sacadas pseudocientíficas no Senado entre as quais a convocação de um médium para falar sobre o papel do país em mediar guerras.

Front

Clínicas pediátricas voltaram em Curitiba ao nível pré-pandemia. No Brasil a média móvel de mortes segue caindo: 89 entre sábado e domingo, no Paraná apenas um óbito.

Engenharias

O Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia está convocando os profissionais da área para reavaliação de normas do exercício profissional. São as várias engenharias, dentre elas a agronômica e a florestal e geocientistas.

Games

Para Jamie Woodcock, sociólogo inglês, a direita estaria dando um baile na esquerda com o domínio dos games e que os marxistas precisam disputar nesse território a relevância dos jogos online. Uma das obras marcantes dele é "Marx no fliperama".

Folclore

Dos candidatos presidenciais curiosamente o que tem melhores parlamentares na terra é justamente o Ciro Gomes com o respaldo de deputados como o federal Gustavo Fruet e o estadual Goura, gente de primeiro time.