Apesar do otimismo do líder do governo na Câmara Federal ao sinalizar que as pautas oficiais seriam destravadas, com o que parecia não concordar o presidente Rodrigo Maia, o ministro Paulo Guedes concluiu que as tentativas de avanço frustraram com a falta de articulação e frisou que alguns dos seus colegas travam a programação. Agora ele prevê desaceleração com corte de 300 mil vagas a despeito das melhoras havidas de julho a setembro, com geração de vagas de 138 mil, 244 mil e 313 mil, cenário bem distante da perda em 2015 e 2016 com 1,5 milhão e 1,3 milhão de empregos com a crise. O maior desafio será transformar a recuperação cíclica centrada em consumo com a retomada sustentável lastreada em investimentos e as tais reformas estruturantes do Pacto Federativo e outras como a Tributária. Fica interessante observar que esse pacto se dará num momento em que o presidente entra em trombadas com estados e municípios, como se deu novamente com o risco da perda dos exames da Covid-19.

Natal

Feirinhas estão à toda, hoje o Palácio Avenida ganha a iluminação tradicional (não teremos este ano o coral) e em São José dos Pinhais a Casa de Papai Noel é cancelada. Em tudo a marca da pandemia.

Sem explicação

Concretamente ficou demonstrado que menor dose da vacina da Oxford teve maior efeito, mas não há explicação possível até aqui para o fenômeno. Faz parte dos riscos na pesquisa, o que não impedirá a busca de explicação sustentável.

IPCA decepciona

O IBGE faz o raio xis do IPCA de novembro: 2,16% em alimentos e bebidas, artigos de residência 1,4%, transporte 1,00%, vestuário 0,96%, comunicação (0,06%), habitação (0,34%), saúde e cuidados pessoais (0,04%), despesas pessoais (0,14%). Inflação contamina.

Ciclos do porto

Até operações com escravos tivemos na história dos nossos portos (o episódio Cormorant é o registro chave que invadiu nossas águas a pretexto de navios negreiros e foi combatido), como também os ciclos comuns da erva mate e madeira, o do café, quando Paranaguá superando Santos foi o maior do mundo nos anos cinquenta e agora o auge dos granéis e a patologia das toneladas de cocaína, alvo recente da maior operação da PF no combate ao tráfico.

Terceiro turno

Não teremos apenas segundo turno da eleição municipal, mas também uma espécie de terceiro, com oito prefeituras com candidaturas pendentes de julgamentos de recursos na Justiça Eleitoral nas cidades de Paranaguá, Agudos do Sul, Castro, Guamiranga, Laranjal, Munhoz de Melo, Nova Prata do Iguaçu e Pinhão. Vencedores sub judice e que em alguns casos pode gerar até eleições suplementares.

Folclore

Paranaguá já teve além do português Roque e do filho com o mesmo nome em passado distante o médico Roque Vernalha, que chegou a ser alvo de um atentado, logo ele, médico, que atendia clientes no café da rua XV.