Apesar da acidez crítica de Bolsonaro ("ainda tem idiota que quer comprar vacina"), a Frente Nacional dos Prefeitos já conta com 649 participantes, 112 do Paraná, para adquirir imunizantes caso o Plano Nacional não seja capaz de atender toda demanda. Em pleno curso a avaliação do que temos como processo federativo. É parte do jogo de pressões do momento quando o governo federal pretende exclusividade em razão de produtos como Pfizer e Janssen. Londrina aderiu ao consórcio, enquanto dá andamento à vacinação de idosos dos distritos da cidade.

Fraude

A Polícia Federal atua no Paraná e em mais 7 unidades federativas na investigação de fraudes no auxílio emergencial. Que essa repressão ajude a criar formas de prevenção contra esse tipo de patologia na nova experiência, já aprovada no Senado e em trâmite para a Câmara. No país onde se trafica a cocaína em aviões da FAB, tudo é possível, inclusive essa folga de malandros se valendo de medidas sociais.

Estatística mórbida

Mais 1.840 óbitos entre terça e quarta no Brasil, ora com 259 mil na contagem geral e que teve mais 74.376 infecções em 24 horas e com 10,7 milhões de casos. Em Curitiba, 892 casos, 19 óbitos e 3.356 leitos ocupados. Situação mais grave no interior se dá em Cascavel com a exaustão do sistema básico.

Luto

Curitiba está em luto com a morte do arquiteto e designer Manoel Coelho, autor de projetos como o das universidades Católica e Positivo. Sua marca inconfundível está na mobília urbana em que tanto se empenhou e pela qual foi premiado.

Repressão

Não é muito tranquila a relação do governo da União com as universidades. Isso ficou claro com a iniciativa de derrubar a escolha de reitores por eleição direta e agora se aprofunda nas investigações da CGU (Controladoria-Geral da União) contra docentes que se manifestaram sobre o presidente Bolsonaro de forma desrespeitosa e dois deles de Pelotas tiveram de assinar termo de ajustamento de conduta. Ao assinarem, os professores se comprometem a não repetir atos pelos próximos dois anos.

Melhora

Houve com o tempo e as pressões modernas melhora sensível na qualificação da mulher como profissional: recente pesquisa mostrou que elas já estão recebendo 77,7% do que é pago aos homens. E deve melhorar mais com o desempenho que elas têm na hierarquia das executivas das empresas, avanço recente.

Barragens

Com as chuvas houve melhora no nível das barragens que servem à Sanepar: em quatro dias uma alta expressiva de 8%. Pintou de novo problema de contaminação na bacia do Iraí.

Folclore

Quedas não ocorreram só no Brasil: na zona do euro houve perda de 5,9% em janeiro em relação a dezembro.