O Lula 3 perde de longe do Lula 1 e 2, apesar de todo o esforço em cima de questões de fundo nitidamente ideológicas como a do meio ambiente, em que tenta um papel mundial, vitória do clima bolsonaresco, o de virar as costas para tudo drenar em favor do agronegócio, naquilo que há de mais reacionário. Consequência direto do clima, a Câmara aprovou marco temporal por 283 a 155 votos para as terras indígenas restritas a áreas ocupadas ou reclamadas até a promulgação da Carta de 1988. Há algo como uma fúria pelo radicalismo no sentido de que se pretende não apenas reduzir, mas tirar o governo de espaços que já ocupou. Arthur Lira no comando das ações para se antecipar ao STF no julgamento sobre o tema. Para completar, Uruguai e Chile, por seus presidentes, criticaram o apoio de Lula ao ditador Maduro.

Astronáutica

A China enviou o seu primeiro astronauta civil ao espaço para mostrar, também aí, como o seu estilo capitalista funciona.

Baixa- rebaixa

Mais uma desaceleração foi comemorada, até como possível indicação de queda dos juros anteontem, até que veio a notícia em sentido contrário: com o novo ICMS a gasolina deve subir em 22 estados e no Distrito Federal. O governo federal informa que o tributo volta a ser integral em julho.

CNJ avança

O CNJ, Conselho Nacional de Justiça, está voltado para um arrastão em processos do TRF-4 relativos, como é óbvio, os da Lava Jato. A juíza Gabriela Hardt pediu licença para ficar fora do processo.

Desemprego

Até abril a taxa de desemprego no Brasil chegava a 8,5%. Recuperação muito lenta.

Energia

A tarifa de energia, em decisório do STJ, subiu, em média, 6,9%.

Planos

Um ambicioso plano de reindustrialização, segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Ualace Moreira Lima, vem aí envolvendo 18 ministérios, e quanto aos incentivos fiscais às montadoras será breve e voltado para a preservação de empregos.

Mais 120 bi

Economistas estão prevendo que o governo precisará de mais R$ 120 bilhões para poder gastar mais em 2024.

CVM multa

A Comissão de Valores Mobiliários, CVM, multou ex-chefe da Oi em R$ 170 milhões por bônus ilegal em fusão.

Benefícios

Lula sancionou medidas para entretenimento e empresas aéreas e vetou mudanças pretendidas no Sistema S.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA