A forma como aceitamos as coisas só pode facilitar a expansão do quadro sanitário. Uma notícia local e outra nacional ilustram a questão. Até quarta-feira (7) o Paraná era apontado a única unidade federativa sem o alerta "altíssimo" da pandemia e menos de 24 horas depois ingressava no alto risco. Tínhamos 358 mil casos ativos e para remarcar o traço volátil da situação passou para 374 mil, dos quais de cada grupo de 10 infectados sete acabam não sendo diagnosticados. A taxa de contágio passou de 0,9 para 1.0.

Nacionalmente outra revelação: no sudeste, área mais desenvolvida do país, pela primeira vez se constatava o registro de mais mortes do que nascimentos. Em meio a tudo isso o comando da força-tarefa americana de combate ao coronavírus (aquele que entrou em conflito aberto com o negacionismo de Trump), Anthony Fauci, em entrevista à BBC News Brasil, afirmou que o país deve considerar o uso de lockdown para encarar a situação e evitar que isso se torne num drama para toda América Latina. O pior é que o programa de vacinação não tem a devida continuidade, o que torna a situação mais aflitiva, e a cada momento aparece um novo problema, como o de que mais de mil cidades sofrem com a falta de oxigênio. Nesses dias tivemos mais 3.829 óbitos, consolidando a marca de 341.097 e 13,2 milhões de casos, com mais 92.625 infecções nas últimas 24 horas. Em Curitiba, mais 32 mortes, 633 casos, 97% das UTIs ocupadas e 85% das enfermarias.

Na campanha

O assunto da liberdade religiosa e das restrições ante a pandemia é a maior das evidências de que a questão sucessória contamina o ambiente. Essas posições tão drásticas, ainda que só encampadas por um dos ministros, é a maneira mais adequada para manter o engajamento dos valores religiosos na campanha. É óbvio que não está em jogo algo impensável aqui, como o de dificultar a pregação religiosa, mas essa acaba sendo a percepção, principalmente se o STF decidir pela manutenção das cautelas.

Rodízio

A Associação Comercial do Paraná está propondo que na adoção de restrições aos lojistas estabeleça um rodízio no comércio para evitar o que está acontecendo no fechamento constante de empresas.

Pedágio

Ao arrematar aeroportos do Bloco Sul (nove deles dentre os quais os de Londrina, São José dos Pinhais, do Bacacheri e de Foz do Iguaçu) a CCR, que tem a concessão do pedágio no Oeste paranaense, venceu a concorrência com proposta de R$ 2,128 bilhões. Essa participação tem de qualquer modo credenciais para habilitá-la ao novo contrato de pedágio, em que pese a posição de parlamentares contra qualquer das concessionárias atuais. Ratinho Junior, que esteve presente ao leilão, comemorou o fato em função do investimento de R$ 2,1 bilhões, dos quais 70% ficarão no Paraná.

Folclore

Anthony Fauci, conselheiro de sete presidentes, enfrentou Donald Trump e agora testa certamente outro negacionista como Jair Bolonaro, que repele o lockdown.