Para complicar, a Corte Suprema dos EUA derruba o aborto num momento em que ele é discutido no Brasil. Um levantamento prova que a cada aborto legal no país o SUS atende 279 casos por procedimentos mal sucedidos. Há outra decisão da Corte americana que mexe com a questão das armas e conflita com pacto parlamentar ao ampliar o direito de andar armado no país.

Recessão

A Alemanha admite que poderá entrar em recessão se a Rússia, em função das sanções sofridas, mantiver o corte de gás.

Corrida eleitoral

Lula tem 47%, Bolsonaro 28%, Ciro Gomes com 8% no mais recente Datafolha. Em votos válidos, o petista poderia levar a faixa no primeiro turno. A sondagem mostrou estabilidade na disputa. Na eventualidade de segundo turno, Lula venceria por 57% a 34%. Rejeição altíssima: 55% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum ante 35% em Lula. Conforme a pesquisa o governo Bolsonaro tem 47% de reprovação e 26% de aprovação.

Front

Alta hospitalização de crianças por problemas respiratórios em São Paulo, onde a Covid levou 275 escolas municipais a suspenderem aulas. Entre quarta e quinta houve no Brasil 346 óbitos e mais 69.231 infecções em 24 horas; em Curitiba, 4 mortes e 1.035 casos, ativos estão em 6.660; no Paraná há 37 mortes e 3.984 infecções em 24 horas. Má notícia do Rio e São Paulo com registro de casos comunitários de varíola dos macacos.

Agroecologia

Curitiba recebe neste final de semana até domingo importante jornada de agroecologia.

Alusão ao martírio

Greve nacional dos servidores da Funai em 40 das 52 unidades é referência ao martírio do indigenista e do jornalista na Amazônia, que lutavam pela causa, e pede, entre outras coisas, a demissão de Marcelo Xavier da presidência da instituição. Manchadíssima a imagem do Brasil em termos mundiais com o episódio.

Polo

Reconhecida como polo tecnológico pelo ministro Paulo Alvim (Ciência, Tecnologia e Inovação) em sua visita a Londrina, a cidade viu reconhecido o esforço até aqui despendido. O ministro classificou Londrina como referência no país no setor e visitou o campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal) e a unidade escolar profissionalizante em Assaí.

Consenso

O ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu um encontro entre a União e estados membros na ação ingressada pelos governadores contra as normas que mexeram no ICMS em relação a petróleo e energia. Aliás, Bolsonaro decidiu elevar o Auxilio Brasil a R$ 600 e desistiu de compensar estados, o que afinal aprofunda o confronto. E isso se dá na sequência do desgaste provocado pela prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, da Educação, e pastores. O delegado Bruno Calandrini, que pediu a prisão, afirmou que houve interferência no andamento da investigações o que pode acabar no STF.

Reverteu

O caso do vereador Eder Borges, do PP, reverteu e ele reassumiu seu posto na Câmara Municipal de Curitiba.

CPI

Oposição alega ter o número de assinaturas para a CPI do Ministério da Educação, mas Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, indica ser contrário e postura essa que adotou no caso da Covid, cuja criação se deve ao STF. Pacheco alega que a proximidade do período eleitoral desfigura o sentido institucional de uma CPI.

Inflação segue

O IPCA -15 de junho chegou a O,69% com o que se constata o avanço inflacionário a perturbar a economia. A economia reduz as possibilidades de recuperação de Bolsonaro, posto que tenha conseguido reter o seu eleitor fiel.

Folclore

Requião teve que ser atendido num pronto socorro cardiológico e, em seguida, afirmou que depois do médico iria ao alfaiate para providenciar um terno bacana para a sua quarta posse no governo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link