A vez de Moro
Mais um passo na escalada para a cassação do senador paranaense: juntaram no TRE ações do PT e do PL com o mesmo objetivo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de junho de 2023
Mais um passo na escalada para a cassação do senador paranaense: juntaram no TRE ações do PT e do PL com o mesmo objetivo
Luiz Geraldo Mazza
Mais um passo na escalada para a cassação do senador paranaense Sergio Moro: juntaram no TRE ações do PT e do PL com o mesmo objetivo. A bancada paranaense na Câmara Federal teve a substituição de Deltan Dallagnol por Luiz Carlos Hauly.
Juros
Nos EUA o ciclo de alta de juros terminou. Aqui persistem os sinais de que poderá se dar o mesmo, agora até nas ponderações progressivas do presidente do BC, Campos Neto. Itaú revisou a projeção do PIB em quase um ponto, de 1,4% a 2,3%. Talvez seja por isso que tanto Lula como Haddad pararam de chiar.
Fraude
A Americanas enfim assumiu que houve fraude na empresa que pode chegar a R$ 50 bi. No relatório, referência que no balanço foram incluídos descontos inexistentes e que o ex-CEO Sergio Rial sabia da operação.
Febre maculosa
Há suspeita de surto de febre maculosa em Campinas onde há quatro vítimas possíveis da doença. Acionado o aparato preventivo.
Convocações de CPI
O governo livrou os seus - Gonçalves Dias, ex-GSI - e Flávio Dias, Justiça, na CPI dos atos golpistas, mas o admitiu nos casos de Anderson Torres (ex-Justiça), Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, além de Augusto Heleno e Braga Netto. Tira o governo da parada em que conservam atitude suspeita ou conflituosa seus camaradas. Se todas as convocações tiverem esse caráter estará prejudicado o sentido conflitual dos atores em cena, mas no caso da ação contra Bolsonaro que pode gerar a sua inelegibilidade, o ministro Alexandre de Moraes nega que tenha apressado o processo. Sabe-se que o ex-GSI de Lula mandou omitir informes da Abin sobre 8/1 ao Congresso.
O papel de Lula
Em princípio Lula prometeu que lutaria contra a reeleição, mas agora é atribuída a indefinição sobre a candidatura de 2026, segundo Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, seu aliado aparente, os atrapalhos na articulações em andamento. Lula sabe que se não for candidato tudo piora.
Ratinho Jr.
Em mais uma pesquisa envolvendo agora dez governadores, o paranaense Ratinho Junior aparece com considerável destaque. O fluir dos acontecimentos favorece o seu desempenho, como se vê no recuo das greves universitárias.
Tinta no cartão postal
Não é apenas a Fontana di Trevi que teve suas águas sujas de tinta por parte de ativistas do meio ambiente europeu. Monumentos públicos e privados são alvo de atos performáticos e isso está irritando os governos. Antes usavam sopa para atingir um Van Gogh ou lançar molho de sanduíche em Mona Lisa. Os vanguardeiros de repente não passam de copiadores de mau gosto dos nossos golpistas de 8 de janeiro.

