O atirador preso e duas pessoas mortas e uma comunidade arrasada, eis o balanço da tragédia da escola Helena Kolody, em Cambé. Agora o tema protecionista das unidades escolares é a prioridade nacional e governos voltam a avaliar medidas preventivas.

Drogas

Em dois dias ações de rotina da PF apreenderam drogas em Cruzeiro do Oeste e São José dos Pinhais: três toneladas no primeiro e quatro no segundo.

Lula internacional

O Papa espera visita de Lula na semana para abrir caminho até Putin como mediador da paz na Ucrânia. Lula e o líder cubano são vistos como canal com o Kremlin. Cresceu e muito o peso diplomático da Ásia na agenda brasileira. Quem iniciou esse rumo foi FHC, que avançou nos primeiros mandatos de Lula e se consolidou com as visitas do presidente à China e Japão.

Queda de juros

Figuras que participam do relatório Focus do BC entendem que já em agosto a taxa Selic sofra corte e chegue em dezembro a 12,25%, distante o suficiente dos atuais 13,75%. Nestes dias o dólar caiu a R$ 4,78, menor mínima em 13 meses.

Semelhanças

São muitas as semelhanças entre Trump e Bolsonaro, ambos sujeitos ao cartão vermelho, mas a defesa do americano é mais sustentável. Declarada a inelegibilidade de Bolsonaro, bem possível nas disposições do TSE, ele permanecerá fora do páreo por três corridas. Lá como aqui o vitimalismo funciona.

Covid

Breque nas vacinações preocupa e um dos fatores é a da relativamente baixa frequência. O último boletim da Saúde anotava 1,420 infecção e 25 óbitos.

Robótica

O kit de robótica (União dos Palmares, Alagoas) está há 1 ano e três meses com reduto de Arthur Lira e a origem de compra, via emenda do relator, é suspeita. Há ansiedade tanto em professores como em alunos que a novidade comece a funcionar.

Pressão

A pressão do centrão para ficar com a pasta da Saúde é o tormento do momento. Padilha, das Relações Institucionais, nega que Arthur Lira, presidente da Câmara, tenha feito tal pedido, mas a especulação é forte demais e tirou a tranquilidade da ministra Nísia Andrade, que argumenta que o seu ministério é técnico num país desigual e diverso como o Brasil.

Fake news

Dava-se prioridade ao projeto legislativo das fake news, que não pode ser sustentada diante dos impasses da trajetória que acabou por isso saindo do radar das votações.