Investigado batendo papo com investigador: senador Jorge Kajuru e o presidente Bolsonaro, ainda não investigado, conversam animadamente em gravação que veio a público sobre o alcance da CPI e a necessidade de levá-la a governadores e prefeitos. Com o bloqueio imposto à Lava Jato, isso é a tradução da normalidade desejada pela classe política.

O presidente quer retaliar o Judiciário e o alvo do momento é Alexandre de Moraes, que enquadrou as milícias das redes sociais. Tenta-se contra ele um impeachment e isso facilita a coesão corporativa entre ministros. Diante dessa interferência dá para lembrar que até hoje não andou aquele procedimento sobre as pressões do presidente na Polícia Federal e nem se decidiu se Bolsonaro responde por escrito ou presencialmente, processo esse tão ou mais velho do que a pandemia. Num outro áudio, o presidente promete agredir Randolfe, um dos mais atuantes senadores de oposição.

Olimpíada mórbida

O Brasil é agora medalha de bronze na pandemia, ultrapassado pela Índia e com os EUA lá na frente do morticínio, o nosso com 13,5 milhões de casos, 353,3 mil óbitos. Um detalhe nosso do Paraná: pela primeira vez em nossa terra tivemos mais mortes do que nascimentos. E acontecem coisas incríveis, como dose menor nas vacinas ou aquela mancada no Rio de um cidadão aparecer num institucional com a máscara de ponta cabeça. E a incrível afirmação do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, de que busca persuadir o chefe sobre as melhores práticas contra a Covid e se não o convencer a culpa é dele como responsável pelo setor.

Jovens

A oscilação estatística mais relevante sobre a pandemia é a de que os jovens em UTIs superam os idosos, ficando visível nos abusos de aglomerações que a faixa etária aí predomina. Marcelo Belinati, prefeito de Londrina, fez referência ao fato diante de mais 120 casos e seis mortes e em todo estado, 1.868 casos de infecção e 83 mortes. No Brasil, 1.824 mortes em 24 horas.

Receita rápida

Havia já um projeto aprovado que transferia para julho a entrega do Imposto de Renda e a Receita Federal agiu rapidamente, fixando a data para 31 de maio. Ocorre que há muito tempo se fixou em data intransferível até o ano passado quando o argumento da situação sanitária impôs o adiamento. Durante anos havia a expectativa de muda, o que acomodava a um só tempo o contribuinte e o leão até chegar a um consenso.

Trânsito

No momento em que entram em vigor as 57 alterações no Código de Trânsito as autoridades de Curitiba indicaram como referência modular os 50km horários. Quando Gustavo Fruet era prefeito algumas vias eram de 40km e boa parte do público chiou.

Folclore

Já na epidemia anterior de influenza, usava-se o antigripal Tamiflu, que aparece em destaque no tal do tratamento precoce, com patrocínio ministerial, e por cuja compra o governo teria pago 33% a mais pelo remédio que não funciona.