Reproduzindo números dos anos noventa, quando a pregação de Josué de Castro ("Geografia da Fome" e "Geopolítica da Fome") já mal ocupava espaços, a fome voltou com toda força, abrangendo 33 milhões de brasileiros e a insegurança alimentar atinge 58,7% da população. A lição de casa se diluiu. OCDE corrige o PIB de 1,4% para 0,6% e o mundial de 3% para 2,3%.

Pesquisa

A última sondagem da Quaest dá 46% para Lula, 30% Bolsonaro e 7% Ciro Gomes. No Paraná, Ratinho lidera e Lula e Bolsonaro meio que empatam. A novidade eleitoral deve ser Sergio Moro, que o TRE paulista rejeitou e provavelmente disputa o Senado aqui na terra. Aparentemente se esvai a facilidade que beneficiava Alvaro Dias.

Clima

Paraná lança rede própria de avaliação de mudanças climáticas, fato imposto pelas alterações detectadas, inclusive as do momento nos chamados acidentes naturais com seus efeitos devastadores.

ICMS

Nada mais devastador do que a questão da perda do ICMS sobre petróleo e energia elétrica, que se sabe de antemão que não baixará o preço dos combustíveis e abrirá um rombo de quase R$ 7 bilhões nas contas públicas do Paraná. Situação da maioria dos estados é caótica.

Vacina

Continua, a despeito das dificuldades, a experiência com a vacina paranaense da UFPR contra a Covid e está para entrar em ensaio de proteção animal, crendo-se que pelo fim do ano possa haver testes com humanos. Entre segunda e terça tivemos 294 mortes e 80.603 infecções em 24 horas. Desde ontem estava prevista pelas secretarias de saúde, estadual e municipal, bandeira vermelha.

Ameaça

A situação endêmica da dengue começa a preocupar. A estatística acusava 7.557 casos e nada menos de três mortes no Paraná.

As boas

Nem tudo é notícia ruim. O potencial de consumo cresceu 13,5% no Paraná, com desempenho maior na venda de veículos e habitação. Uma Ong é buscada por uma startup para distribuir 7 mil bolsas de estudos tech no estado. Outra: safra de 2022 bate recorde, com 263 milhões de toneladas de grãos.

Drama

Planos de saúde cortam terapias para autistas e as mães fazem pressão. O fato é que não consta do rol da Agência Nacional de Saúde e isso gerou efeito cascata que está para ser decidido no STJ.

Na marra

Um fato surpreendente se deu em São Paulo na luta diária com os cracódromos móveis: dos 22 usuários de drogas hospitalizados à revelia desde abril, 12 já saíram. Não é ortodoxa, mas aparentemente funciona, pelo menos é o que diz a prefeitura, ciosa pelas respostas. É um caso de eficiência, já que quase metade das internações involuntárias teve alta em até 20 dias.

Exemplo

A estudante Sonia Santos de Oliveira, bolsista de baixa renda em escola privada de Belo Horizonte, foi aprovada também em Stanford e optou por Harvard, onde cursará com bolsa integral.

Montadoras

Houve alta de 10,7% na produção de veículos em maio. Foram fabricadas 205,9 mil unidades e vendidas 187,1 mil entre leves e pesados. Nos próximos meses deve diminuir a produção com o fechamento das fábricas da Caoa Chery em Jacareí e da Toyota em São Bernardo do Campo.

Folclore

O governo tentou, com seus dois ministros, botar na parede o STF e levou a pior: Francischini volta a perder o mandato e o presidente repetiu a frase que derrubou o deputado estadual paranaense.