No STF hoje teremos mais uma evidência de como o colegiado se dividiu em grupos arregimentados na maneira de enxergar a lei e o direito. O embate doutrinário que lá se estabeleceu entre garantistas e lavajatistas é de tal ordem que as decisões passam por esse filtro. Até o caso da soltura do chefe do PCC deve ser visto por essa perspectiva a despeito do seu traço eminentemente técnico a serviço da hermenêutica.

Como há a intenção de colocar todas as questões polêmicas aos cuidados do colegiado, e isso desde a questão do depoimento do presidente Bolsonaro à Polícia Federal, já sinalizada com o parecer e voto de Celso de Mello, temos agora o mais recente episódio da libertação de André do Rap. O alinhamento em escolas, apropriado ao mundo acadêmico, dividirá o plenário e fundará mais essas decisões, apesar do traço impactante do fato mais recente. Se as disputas se derem num clima de maniqueísmo, como tudo indica, não será nada bom.

De novo

Estamos novamente sob ameaça da inflação, conforme a detecção dos números do IBGE relativos ao IPCA, que saltou de 2,12% para 2,47%, enquanto se apurava que no nicho específico da terceira idade o acumulado em 12 meses alcança 4%. Como há ainda a associação com a degradação da moeda, que perdeu 40% do seu valor, contamos com esse acessório cambial.

Endurecimento

Na Europa já se encara como inevitável o enrijecimento das medidas de distanciamento social no enfrentamento da Covid-19 e de uma nova onda, e agora com sinal bem mais dramático no apelo ao "lockdown", que normalmente gera desespero. Como se não bastasse temos mais um incidente de percurso, com a terceira etapa da pesquisa da Johnson e Johnson, posto que normalíssima e gerando muita ansiedade, como já aconteceu com outra vacina. Embora os registros estejam em queda- tanto o de novas infecções como o de óbitos - e o Paraná apareça já em dois dias como em situação vantajosa quando mais figurava no quadro de estabilidade - em Curitiba tivemos 345 casos novos e 17 mortes.

Diferença

O Ibope mostrou até agora a distância enorme entre Rafael Greca e seus concorrentes: o prefeito com 47%, Francischini com 6% e Goura com 5%. No racha de horários na tv e rádio há também uma distância descomunal, razão pela qual se espera a melhor resposta dos debates.

O desempenho de Goura leva alguma vantagem nas redes sociais, nas quais aparece à frente de Francischini.

Folclore

Duas cidades paranaenses, Quatiguá (Norte Pioneiro) e Juranda (Noroeste) se apresentam com a exclusividade das candidaturas femininas, quando em todo país menos de 1% das prefeituras são disputadas por elas. Em Quatiguá o embate será entre a prefeita Adélia Parmezan e a ex-vereadora Beatriz David, e em Juranda com a candidatura única da prefeita Leila Amadei. A sociologia de bolso diria que estamos diante de um embrião de matriarcado.