80% em dívidas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de outubro de 2022
Luiz Geraldo Mazza
Quase 80% das famílias estão atoladas em dívidas. É a amarra mais significativa que impede o deslanche do consumo. Assim mesmo a Federação do Comércio prevê para hoje mais 16% na compra de presentes às crianças. Opondo-se ao pessimismo há 12 mil vagas no mercado de trabalho e temos de agora em diante o contrato de trabalho temporário.
Drogas
Polícia apreendeu 279 quilos de cocaína para exportação no porto de Paranaguá, e na fronteira uma operação pegou 71,5 toneladas de drogas e contrabando.
Selic
A Selic cai de 13,75%, segundo Focus, para 11,25% ano que vem. IPCA cede de 5,74 para 5,71. Em 2023 cai para 5,00%.
Front
48 óbitos por Covid em 24 horas e 5.603 contaminações entre sábado e domingo; Paraná com 33 casos e uma morte. A Covid longa pode levar à perda de memória e dificuldade para andar. Frio fora de época e relaxamento de medidas trazem alta de gripe e Covid. Há quem aconselhe o uso de máscaras.
Concurso
Há em andamento nada menos de 180 concursos públicos com salários de até R$ 33 mil.
Salvamento
Uma área de escape na BR-376, na Serra do Mar, possibilitou o salvamento de 50 pessoas.
Igreja tensa
O afastamento de filha do fundador abre caminho para brigas e tumulto na igreja "Deus é Amor".
Bexiga
Uma reação contra avanços e abusos do setor imobiliário leva lideranças populares do bairro Bexiga, na capital paulista, à resistência contra degradação urbanística.
Cartel beneficiado
O Tribunal de Contas da União flagrou o cartel do asfalto burlando licitações na estatal Codevasf em benefício da Engefort, maior favorecida.
Ameaça
Mais uma ameaça ao STF por Bolsonaro: promete avaliar a temperatura da Corte para aumentar o número de ministros. Fará isso se reeleito e o STF baixar um pouco o nível de tensões.
Tarifa zero
Algumas cidades dos EUA decidiram testar a tarifa zero no seu sistema de transportes. Uma delas é Alexandria, na Virgínia. A matéria é polêmica e mestres universitários acham que seria bem mais prático usar o dinheiro da gratuidade para adquirir mais veículos e fazer outras coisas.
Prisão
Um dos suspeitos da morte dos indigenistas Bruno e Dom foi solto por ordem judicial, mas segue preso. Trata-se de Rubens Villar Coelho, mais conhecido como Colômbia.
Crise na PF
A Polícia Federal no governo atual teve a maior crise de sua história e um número recorde de diretores comandaram a corporação na mira de apurações sobre interferência política.
Curral armado
Não bastasse o império das milícias há no Rio de Janeiro a suspeita de curral eleitoral armado. Belfort Roxo, campeão de votos, teve PM em campanha. É base eleitoral dos mais votados da Câmara Federal e Assembleia Legislativa.