Finalizo a entrevista com o diretor no Paraná do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski.

1) O Banco trabalha com recursos em forma de subvenção econômica?

No final de 2022, o BRDE criou o Fundo Verde e de Equidade destinado para o apoio a iniciativas pautadas no desenvolvimento socioambiental. O BRDE irá destinar parte do seu lucro para apoiar projetos verdes e de equidade com recursos não reembolsáveis. Entre os temas estão sustentabilidade e proteção da água; prevenção e controle de poluição; proteção e restauração da biodiversidade; mitigações e adaptações às mudanças climáticas; transição para uma economia circular; agropecuária resiliente e sustentável; e equidade e inclusão econômica e cidadã.

A cada ano, o BRDE direciona parte de seu imposto aos proponentes de projetos aprovados para captação de recursos por meio das leis de isenção fiscal, via Fundos da Infância e da Adolescência; com contexto no Estatuto do Idoso e Fundo Nacional do Idoso; Lei de Incentivo ao Esporte; Lei do Audiovisual; e, Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

2) O BRDE recentemente iniciou um sistema no qual contrata diretamente startups, tornando-se sócio delas. Esse sistema foi usado pela FINEP por determinado período, porém muitas entidades de fomento deixaram de utilizá-la, pois preferem alocar os recursos em editais, como de subvenção econômica, ou ainda porque entendem que cabe aos fundos privados a tarefa de fomentar a inovação por meio da alocação de recursos. O que o BRDE tem a dizer em relação a essas diferentes visões de como usar os recursos disponíveis?

O BRDE não contrata startups diretamente, tornando-se sócios delas. O Banco assinou contratos com quatro startups que trabalham com soluções diversas na área de ESG (Ambiental, Social e Governança) para trabalhar em parceria com a instituição financeira.

As startups participaram do BRDE Labs PR 2022, programa de inovação aberta do banco, que propôs como tema o conceito de ESG. Para a realização legal das contratações, foi elaborado um edital de licitação, com base no Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021). O êxito desta iniciativa foi possível em decorrência de um orçamento definido, com comitês internos de seleção para cada desafio proposto e contínua comunicação interna no andamento do processo. Essa também foi a primeira vez que o banco entrou como empresa participante.

3) Há algum projeto do BRDE voltado à inovação social?

Nos anos de 2021 e 2022, em cumprimento às diretrizes de desenvolvimento social e econômico do Sul do país, o BRDE promoveu em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o programa Dev the Devs, que ofereceu formação inicial para desenvolvedores, de forma gratuita, para estudantes do Ensino Médio da rede pública no Sul, sendo que 50% das vagas foram destinadas às meninas. Os jovens tiveram acesso aos conteúdos 100% online, com foco em conceitos de computação e de pensamento computacional.

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)

A opinião do colunista não representa, necessariamente, a da Folha de Londrina