O Paraná vem tentando se firmar como um estado inovador no cenário nacional. Alguns indicadores mostram bons resultados. O fato de termos duas startups unicórnio - aquelas com valor de mercado de no mínimo 1 bilhão de dólares - é um ótimo sinal. Uma startup de São Paulo, mas com tecnologia londrinense, chegou a esse posto recentemente e foi assunto nesta coluna (Unicórnio com pés vermelhos: unico e Arkivus – 9 de Agosto de 2021).

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios que mostram o caminho certo para inovar
| Foto: Cresol

Outro bom indicador do quanto a inovação se tornou prioridade são as empresas que vêm obtendo reconhecimento pelo importante trabalho realizado. Uma delas é a Cresol, que pelo terceiro ano consecutivo é apontada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná, de acordo com ranking Great Place to Work (GPTW).

Além da premiação estadual, a Cresol já recebeu apenas em 2021 mais duas premiações nacionais: Melhores Empresas Para Trabalhar no Agronegócio e como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Segmento Instituições Financeiras, categoria cooperativas de crédito de grande porte. Inclusive, também tratamos desse assunto neste mesmo espaço (Inovação feita por pessoas e para pessoas: o exemplo da Cresol – 17 de Outubro de 2021).

Destacar bons exemplos de inovação, sobretudo quando buscam envolver pessoas no processo de mudança dentro das organizações, é algo que não me canso de fazer neste espaço. Considero até educativo insistir no assunto para que criemos uma mentalidade positiva e proativa entre os tomadores de decisão de nosso ecossistema.

Precisamos cada vez mais de pessoas que coloquem em prática ações que promovam o crescimento pessoal dos colaboradores como forma de a organização encontrar maneiras eficazes de resolver seus problemas internos e encontrar o caminho da prosperidade.

Um dos aspectos que estou pesquisando em meu pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) é a forma como as organizações, no meu caso especificamente da área de comunicação, promovem a inovação. Quando o gestor ou empresário afirma que o faz, dentre outras formas, por meio do intraempreendedorismo, imediatamente eu pergunto como porque desejo mapear, identificar e analisar as táticas mais eficazes.

Desenvolver inovação por meio do intraempreendedorismo é a forma mais antiga e mais comum de fazê-la, já que a organização busca dentro de seus quadros as respostas para seus problemas, sobretudo aqueles mais corriqueiros e que não exigem o desenvolvimento de novas tecnologias. Até esse ponto tudo bem. Para obter bons resultados, contudo, é preciso que a organização seja referência também em termos de promoção do bem-estar interno. No bom português, que seja um lugar bom para trabalhar, afinal de contas apenas colaboradores motivados podem criar inovações.

Neste sentido é importante destacar o papel da Cresol porque ela vem atuando na base para que a inovação seja quase um processo natural dentro da organização. Receber esses prêmios é um bom indicador não apenas de um bom trabalho de Recursos Humanos, mas também de direcionamento da cooperativa, que se credencia a inovar sempre, e melhor, a cada dia.

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios que mostram o caminho certo para inovar
| Foto: Cresol

*Lucas V. de Araujo: PhD e pós-doutorando em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.