Acreditar nas pessoas e no seu potencial transformador. Pode apenas parecer uma frase bem elaborada, mas o significado dela vai muito além. Quando a empresa torna essa visão um agente poderoso de mudança, os resultados aparecem e não demoram a vir.

A campanha nacional da Cresol com a atriz Camila Morgado, embaixadora da cooperativa, acaba de estrear a sua segunda etapa. A nova ação traz como mensagem central a importância que a instituição dá aos seus cooperados, evidenciando-os como o centro das atenções. Além de um filme produzido para emissoras de TV, a ação conta também com materiais para rádios e peças publicitárias para divulgação nos canais de comunicação da Cresol e parceiros.

A Cresol sempre teve como um dos seus pilares, que também faz parte das bases do cooperativismo, o relacionamento humano. É o olho no olho, o aperto de mão, a conversa muitas vezes despretensiosa entre um cafezinho e outro. Algo que está se perdendo quanto mais a tecnologia se torna soberana no nosso dia a dia. Quem aqui nunca pensou ao lidar com um problema financeiro: “como eu queria alguém para me ajudar a resolver isso”?

Com a campanha, a Cresol quer reforçar seus laços não só com seus clientes e parceiros, mas também com pessoas que valorizam o contato e as relações humanas como a base de um relacionamento duradouro e valioso. Aprendemos durante o período de pandemia, principalmente no período mais difícil de isolamento social, que o contato humano é algo que nos faz falta. Por mais que determinadas tarefas possam ser executadas por máquinas, tais como a resolução de problemas financeiros, por exemplo, a presença de um ser humano ajudando o outro com cordialidade, respeito e, por que não, afeto, faz uma diferença enorme no nosso dia. Principalmente, quando já estamos desgastados com a sobrecarga de tecnologia que precisamos lidar rotineiramente.

Recentemente especialistas lançaram alertas de que tecnologias como a inteligência artificial podem ser prejudiciais à humanidade. Pediram, inclusive, para que as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico sejam mais humanos e não permitam que as máquinas se sobreponham a nós. Tenho dúvidas até que ponto esse clamor terá amplitude, mas tenho convicção que instituições como a Cresol sempre acreditaram na força e virtudes humanas.

Enquanto algumas instituições financeiras tornam todos os seus processos eletrônicos, forçam seus clientes e parceiros a interagir com robôs, demitem colaboradores, a Cresol reforça sua crença e seus valores abrindo agências, contratando novos colabores, expandindo sua atuação física pelo Brasil e melhorando a cada dia o relacionamento com clientes, parceiros e todos seus demais públicos.

Imagem ilustrativa da imagem Pessoas como protagonistas, receita para o crescimento
| Foto: Cresol/Divulgação

Que aproveitemos essas lições para nos tornarmos cada vez pessoas melhores e conscientes do quanto podemos avançar ajudando uns aos outros, a exemplo do que realizou a Cresol ;)

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari. Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)

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