A entrevista especial de hoje é com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o qual congrega as cooperativas do Paraná, um dos setores mais importantes para o Estado:

1) Desenvolver inovação é sempre uma atividade realizada em conjunto, em forma de parcerias entre os diversos entes do ecossistema, tais como empresas privadas, governo e universidades, tal qual estabelecido no Modelo Triplo Hélice, usado no Brasil como política pública há décadas. O sistema Ocepar é um grupo que está presente nesse ecossistema, mas com características distintas, pois faz parte do sistema cooperativista. Como a entidade busca interagir com os demais entes do ecossistema para desenvolver inovação?

Nosso papel como sistema é aproximar as nossas cooperativas com potenciais parceiros entre elas instituições do Sistema S, Universidades, incubadoras e aceleradoras, dentre outros. Posso citar como exemplo a iniciativa que estamos desenvolvendo em parceria com o Sistema FIEP/Senai: HUB de Inovação para a Agroindústria. O objetivo dessa iniciativa é apresentar um ambiente colaborativo projetado para conectar as agroindústrias ao cenário da inovação.

O primeiro HUB está sediado em Toledo, mas já temos tratativas adiantadas para pelo menos mais 2 HUBS, um em Ponta Grossa e outro em Londrina. As nossas cooperativas têm inúmeras iniciativas e estão cada vez mais próximas desse ecossistema de inovação. Essas iniciativas são muito fortes também nos ramos saúde e crédito que estão trazendo soluções para dentro das suas cooperativas, com o objetivo de inovar em um ambiente que exige cada vez mais adaptação e tem incentivado também que seus colaboradores tragam novas ideias e projetos.

2) Inovação no campo está associada muitas vezes a modernas tecnologias digitais, mas sabemos que o ingrediente principal no setor agrícola continua sendo o ser humano. De que forma o sistema Ocepar procura fomentar a inovação tendo como foco as pessoas?

Com o objetivo de fomentar a cultura da inovação nas cooperativas paranaenses, o Sistema Ocepar idealizou o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, um programa de capacitação, sólido e escalável para atender cooperativas de diferentes segmentos e fomentar a inovação de forma bastante prática e adequada à realidade, independentemente do ramo de atuação da cooperativa.

O Programa teve início envolvendo, no primeiro ciclo, 70 cooperativas e 539 participantes, divididos em 14 turmas. No segundo ciclo, iniciado em agosto de 2020 e realizado de forma online, em razão da pandemia, foram 17 turmas, 70 cooperativas e 541 participantes. Os empregados participaram de módulos de aprendizagem que envolveram mais de 30 professores, com o propósito de fomentar soluções ao cooperativismo.

A cooperativa dentro do programa de inovação indica os agentes que vão trabalhar internamente e nós os treinamos. A Ocepar busca dar condições para que essas pessoas fiquem antenadas com a realidade do mercado e com os movimentos de inovação.

Continua na próxima coluna ;)

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter) - A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina