O varejo foi um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia. Muitas empresas encerraram as atividades após anos de trabalho, funcionários foram demitidos, impostos deixaram de ser recolhidos. Antes desse cenário vir à tona, porém, entidades paranaenses ligadas ao comércio varejista iniciaram um projeto que vem trazendo bons resultados. Um deles é Inova Lab Faciap.

Liderado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), o Inova Lab realiza um programa de aceleração voltado a buscar soluções para quase 300 entidades filiadas, que representam mais de 55 mil empresas presentes em 75% do território paranaense. O programa fomenta a criação e o desenvolvimento de inovações por meio de startups com o apoio de fundos de investimentos, universidades e investidores-anjo.

“O comércio varejista precisa de adaptações, inovações para esse novo cenário. E os produtos e ferramentas gerados no Inova Lab serão usados no nosso próprio sistema”. As palavras do presidente da Faciap, Fernando Moraes, demonstram a preocupação da entidade em buscar soluções fora do ambiente interno. Esse movimento da Faciap vem ao encontro das prerrogativas do Modelo Triplo Hélice, idealizado pelo professor estadunidense Henry Etzkowitz em parceria com o pesquisador holandês Loet Leydesdorff.

Para eles, as universidades e centros de pesquisa (primeira hélice) devem trazer suporte às empresas privadas (segunda hélice) enquanto o Estado (terceira hélice) realiza as funções de regulador e fornecedor de recursos. A inovação será um dos produtos dessas relações.

O Vale do Silício, conhecido no mundo todo por criar as melhores empresas de tecnologia do planeta, foi criado a partir do Modelo Triplo Hélice, cujos princípios também são aplicados no Brasil há mais de 30 anos em forma, principalmente, de incubadoras e aceleradoras.

Um dos problemas do Modelo apontados por inúmeras pesquisas, inclusive da minha tese de doutorado, é a falta de conexão. Pensando em fortalecer esses laços, a Faciap fez convênio com Federação das Empresas Juniores do Paraná (Fejepar) para levar as soluções geradas nas universidades para as firmas associadas e requereu ao Governo do Paraná a extensão dos benefícios da Lei Zuchi para todas as regiões do estado onde existam polos tecnológicos. A lei estadual concede redução de ICMS às empresas que industrializam produtos eletrônicos, de informática e telecomunicação em alguns municípios na região sudoeste.

O gestor de inovação do Faciap Inova Lab, Túlio Severo Júnior, lembra que a integração entre os entes do Modelo chega a ser mais importante que os recursos financeiros em certos momentos. Apesar de a pandemia ter prejudicado essas conexões, novos espaços físicos estão sendo construídos pensando em estreitar os vínculos entre empresas, universidades/centros de pesquisa e poder público. Um deles em Londrina, mas isso é assunto para a próxima coluna ;)

Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), parecerista internacional e mentor Founder Institute. Autor de “Inovação em Comunicação no Brasil”, pioneiro na área.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.