Inovação no campo é quase sempre associada a máquinas e computadores. Não é de agora que defendo ponto de vista diverso. Fiz uma entrevista com o presidente do Sistema FAEP/Senar-PR, Ágide Meneguette. Ele representa entidades importantes que atuam diretamente com o produtor rural. Por ser bastante esclarecedora, coloquei-a quase na íntegra, suprimindo pequenas partes.

1 - O Sistema FAEP criou o Programa Herdeiros do Campo, cujo propósito é "despertar a família rural para o planejamento sucessório", segundo site da entidade. Por que o assunto sucessão familiar é tão relevante no contexto atual do campo?

Esse assunto é sempre atual. Atualmente, esse assunto tem chamado a atenção devido aos grandes investimentos existentes nas empresas familiares rurais, em suas propriedades rurais. Além desses grandes investimentos individuais, temos os grandes investimentos dos complexos industriais. Por isso é tão falado ultimamente.

2 - Qual a relevância da sucessão familiar para a sociedade em geral, notadamente o cidadão urbano?

A sucessão familiar possui relevância tanto ao meio rural quanto ao urbano. Isso porque a maior parte das empresas brasileiras são familiares (80%/90% a depender da referência), principalmente no caso do rural. A continuidade da gestão dessas empresas nas famílias é de grande importância, pois os fundadores não criam uma empresa para desaparecer. Caso não tenha continuidade, muitas vezes por falta de planejamento, haverá um impacto na sociedade urbana e rural, seja na garantia de produção de alimentos ou até mesmo no impacto social, no sentido de se estabelecer comunidades nas cidades, pela saída do homem do campo para cidade. Há especificidades na dinâmica do planejamento sucessório no meio rural em relação ao urbano (dimensões das propriedades, “indústria a céu aberto”, grandes investimentos...), no entanto, em ambos, o sucesso decorre do profissionalismo e do planejamento.

3 - A inovação e o empreendedorismo têm papel importante na sucessão familiar? Quais razões? De que forma?

A inovação e o empreendedorismo fazem parte do processo de sucessão. Para a passagem de bastão para a gestão de empreendimentos rurais se faz necessária a profissionalização da atividade exercida naquela propriedade. A inovação e o olhar empreendedor auxiliam na gestão do negócio visando uma maior lucratividade, e, consequentemente, a longevidade da empresa familiar. Além disso, a inovação tem possibilitado aproximar as gerações, uma vez que, geralmente, as gerações mais novas possuem naturalmente maior habilidade para manejar equipamentos tecnológicos e as gerações anteriores detêm o poder de decisão para administrar aquele negócio. A chave para que esse processo tenha sucesso é que não existe modelo pronto/receita de bolo. Assim, é preciso ter muito cuidado ao tentar copiar modelos de outras culturas, outras famílias e outras realidades, pois além de fadada ao fracasso, essa é uma postura que tira de cena uma das principais características das empresas familiares: a sua singularidade.

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).

Jornalista Câmara de Mandaguari Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups.

@professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)

A opinião do colunista não representa, necessariamente, a da Folha de Londrina