Nesta segunda parte da entrevista com o prefeito de Maringá Ulisses Maia (PSD), mostro de que forma a cidade está integrada ao ecossistema de inovação e apoia iniciativas inovadoras voltadas a toda a população:

1) Para gerar inovação é imprescindível o apoio das universidades, que produzem ciência, pré-requisito para gerar inovação, sobretudo a radical e disruptiva. Como Maringá está fazendo as pontes com as universidades, notadamente as públicas, que são mantidas pelos governos federal e estadual?

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) é uma grande parceira da gestão municipal em projetos ambientais, educacionais, sociais, inclusivos e empreendedores. Assim, a ciência e a academia estão ligadas à realidade da população e a cidade e podemos evoluir juntos para o benefício de todos.

Na área do meio ambiente e sustentabilidade, a Prefeitura investiu em ações para melhorar o sistema de drenagem e a recarga do lençol freático na região do Parque do Ingá. A medida faz parte das recomendações feitas pelo estudo desenvolvido pela Fadec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico), vinculada à UEM.

Na educação a Prefeitura firmou um convênio com a UEM para desenvolver um projeto de robótica na rede municipal de ensino. Na primeira etapa, alunos de dez escolas municipais aprendem sobre pensamento computacional e linguagem de programação a partir do micro: bit, um pequeno computador programável de bolso. A expectativa é que o programa esteja implantado em 20 unidades até o fim do ano.

2) A inovação no Brasil ainda está limitada a grupos privilegiados de universitários, empresários e pessoas com maior escolaridade e renda. Como Maringá vem promovendo a inovação social, que rompe com essa premissa?

O objetivo da gestão municipal é trabalhar a favor de todos. Na área da educação, distribuímos mais de 5.100 notebooks de última geração para professores, estudantes, escolas municipais e CMEIs, implantamos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que possibilita aos professores o planejamento de aulas inovadoras para impulsionar o processo de ensinoaprendizagem dos alunos, entregamos 3.850 tablets para serem utilizados durante as aulas e para a digitalização dos processos pedagógicos e lançamos em maio o projeto de programação e robótica para os alunos das escolas municipais.

O Wi-fi gratuito está disponível em 12 espaços públicos desde fevereiro deste ano. Para isso, foram selecionadas quatro empresas de telecomunicação para participar do ′Proof of Concept′ (PoC). Agora, a Prefeitura de Maringá elabora processo licitatório, que será publicado em breve, para contratar a empresa que prestará o serviço de forma definitiva. O objetivo é que todos os espaços públicos da cidade tenham Wi-fi gratuito para a população. Já sancionamos a lei que regulamenta a instalação das antenas do sinal 5G e, em outubro de 2022, foi liberada a primeira licença para uma empresa instalar a infraestrutura para uma antena na cidade. Com isso, Maringá saiu na frente para ter a quinta geração das redes móveis.

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter) - A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina