Procurando conhecer e analisar as políticas públicas que estão sendo realizadas no Paraná, trago hoje a primeira parte da entrevista com o prefeito de Maringá Ulisses Maia (PSD).

Quais são os mecanismos de fomento à inovação que a cidade de Maringá oferece além dos benefícios fiscais, como o ISS Tecnológico (LC 1091/2017) e a Lei da Inovação (LC 1251/2020)?

Investimos em tecnologia e inovação para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos maringaenses. Na área da segurança, por exemplo, inauguramos neste ano o CCI, Centro de Controle Integrado da Guarda Civil Municipal, sistema de inteligência artificial com câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos. Ao todo, são mais de 140 câmeras de monitoramento integradas ao sistema de segurança, que funciona 24 horas. Também investimos em melhorias no Aeroporto de Maringá. Estamos finalizando a construção de uma usina

fotovoltaica no local, por meio de projeto financiado pelo BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Sustentável, a usina contribuirá com a redução de 95% dos custos com energia elétrica no local.

Um dos insumos mais importantes para o desenvolvimento de inovação, sobretudo a tecnológica de ponta, é a alocação de recursos financeiros. Não por acaso, os municípios geralmente têm muita dificuldade nesse sentido, já que suas receitas têm menor margem de investimento se comparado aos governos estadual e federal. Como Maringá está enfrentando esse problema?

A gestão municipal criou a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), que é um importante canal de comunicação e atuação entre a Prefeitura e o setor de TI. Desta forma, o público e o privado caminham juntos, otimizando os recursos e parcerias.

Em maio criamos o Programa Sandbox Maringá, que traz a oportunidade do funcionamento de ambientes experimentais para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora. Assim, as empresas poderão realizar testes de novas soluções inovadoras de forma isolada e em

ambiente seguro. O ISS Tecnológico institui benefícios fiscais às empresas prestadoras de serviço de todas as áreas, com o incentivo de renúncia de até 40% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a pagar. O edital de 2023 recebeu 28 projetos, com previsão de geração de 144 postos de trabalho e investimento de R$ 1,4 milhão em incentivo fiscal. Criamos o Parque Tecnológico e a gestão municipal avança nas obras que vão transformar

Maringá num polo de tecnologia. A primeira etapa de implantação do parque teve 12 terrenos vendidos para nove empresas, que devem gerar mais de 400 empregos. Hoje, Maringá conta com aproximadamente 400 empresas de TI que empregam mais de 4 mil profissionais. A expectativa é que o Parque Tecnológico atraia investimentos nos segmentos de comércio e serviços para aquela região da cidade. A Aliança Estratégica Maringá e Londrina é outra ação entre o público e o privado e tem o objetivo de fortalecer as cidades e a região na área de inovação e impulsionar o ecossistema tecnológico.

* Semana que vem tem a segunda parte da entrevista.

*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)