Aulas de sociologia

Durante a votação do envio de moção de apoio ao movimento pelo retorno das 2 horas semanais das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes, o vereador Santão (PSC) foi contra o pedido e criticou o ensino de sociologia nas escolas. "Os comunistas travestidos de professores utilizam essas aulas para doutrinar crianças e adolescentes para ensinar ideologia marxista. Essa doutrinação tem estragado a sociedade. O resultado disso é a degradação familiar, violência, uso de drogas, alcoolismo e suicídio", disse. Os vereadores Jessicao (PP) e Giovani Matos (PSC) também usaram o tempo para apontar que essas disciplinas estariam sendo usadas para doutrinar os adolescentes.

Moção de apoio

O pedido foi assinado por sete vereadores da Câmara Municipal de Londrina, incluindo Lenir de Assis (PT) e as professores Flávia Cabral (PTB) e Sonia Gimenez (PSB), que representam comissões de educação e seguridade. "São disciplinas que visam entender como funcionam nossa sociedade. Elas contribuem na formação e preparam os jovens para inserção ao ensino superior. Esse movimento existe em todo o Paraná para que não haja prejuízo aos professores e especialmente aos estudantes", defendeu Lenir. A pedido dos autores, o documento será encaminhado ao governo do Paraná, à Secretaria de Estado da Educação, ao Núcleo Regional de Educação de Londrina e ao Coletivo Estadual de Humanidades.

Mais educação

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, sete Pedidos de Informação (PIs). A maioria trata de questionamentos sobre o efeito da pandemia no funcionamento das escolas municipais. Eduardo Tominaga (DEM) questionou se todas as 178 escolas municipais e conveniadas entregaram à Secretaria Municipal de Ensino o Plano de Biossegurança para o retorno de aulas presenciais durante a pandemia. Em caso de resposta negativa, perguntou quais não apresentaram o documento e qual o prazo para entrega. O parlamentar também questionou se a secretaria já realizou algum piloto nas escolas para testar a efetividade do Plano de Biossegurança. A Prefeitura de Londrina tem 15 dias úteis prorrogáveis por igual período para enviar resposta por escrito.

Debate em Apucarana

Os deputados da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná promovem audiência pública sobre o tema na cidade de Apucarana, nesta sexta-feira (26). O evento que começa às 9h, no Anfiteatro da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), será transmitido pela TV Assembleia. Os parlamentares discutem o novo modelo que deverá ser licitado para as vias e influenciará diretamente o valor pago pelos motoristas. Apucarana está no lote 3 da concessão que tem cerca de 560 quilômetros nas BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com sete praças de pedágio, cinco existentes e duas novas – Londrina e Califórnia/Apucarana. O coordenador do colegiado é Arilson Chiorato (PT).