Código de Ética

O novo Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Londrina seria discutido em primeiro turno nesta terça-feira (2), mas foi retirado de pauta por 30 sessões a pedido dos autores. Apresentada pela Mesa Executiva do biênio 2019/2020, a proposta define os ritos processuais relativos à quebra de decoro e perda de mandato. O Código de Ética atual foi instituído em 2003. O trabalho de elaboração do novo regramento foi realizado pelos membros da Mesa Executiva da legislatura passada. O presidente da Câmara, Jairo Tamura (PL), informou que a Mesa decidiu não debater mudanças nesta hora, já que foi protocolada nesta semana representação contra a vereadora Mara Boca Aberta (Pros) que envolve o Código de Ética.

Linguagem neutra para gênero

Os vereadores de Londrina aprovaram parecer prévio da Comissão de Justiça, Legislação e Redação que solicita manifestação da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação de Londrina a respeito do projeto de lei da vereadora Jessicão (PP). A matéria pretende proibir instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos de usarem linguagem neutra, isto é, novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da Língua Portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas.

Guerra santa

O ex-governador Roberto Requião (MDB) respondeu às críticas do pastor Silas Malafaia. A confusão surgiu depois de ser divulgada imagem em culto cheio de fieis, na quinta-feira (25), em Curitiba. O líder político criticou o ato e foi chamado de mau caráter pelo religioso. A resposta não saiu barata. “Ele me agride, diz que eu persigo os cristãos. Malafaia, cristão sou eu por tradição familiar e crença, você é um filisteu. Você é um infiltrado nas igrejas, só pensa em dinheiro. Você vai conviver, depois da morte, no inferno, pelo que está fazendo de errado no Paraná”, disse Requião, que ainda o chamou de "bandido".

Recursos filantrópicos

Um projeto de lei do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) propõe alterações em duas leis para permitir que os Hospitais Filantrópicos tenham acesso aos créditos do programa Nota Paraná. “Queremos um tratamento especial para os Hospitais Filantrópicos, que tantos benefícios trazem para a sociedade paranaense. Vamos facilitar o acesso aos recursos do Nota Paraná para as entidades que atuam na área da saúde, instituições que cumprem papel fundamental, principalmente neste momento de pandemia”, justificou o deputado Cobra Repórter no projeto de lei.