Pesar pela morte de Scalco

O PSDB do Paraná manifestou pesar pela morte do ex-ministro e ex-deputado federal constituinte Euclides Scalco, um dos fundadores do partido no país. "Scalco foi uma das mais importantes e destacadas lideranças do PSDB e nos deixa um legado de competência e seriedade em todas as funções que exerceu ao longo de sua vitoriosa trajetória. Foi vereador e prefeito em Francisco Beltrão; deputado federal constituinte e ministro da Casa Civil do governo Fernando Henrique. Um dos maiores nomes da política paranaense e que, sem dúvidas, fará muita falta”, destacou o presidente estadual da legenda, deputado Paulo Litro.

"Referência moral"

Quem também se manifestou por meio de nota oficial foi o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que assim como Euclides Scalco também iniciou sua trajetória política no sudoeste do Estado. “O Brasil perdeu hoje (terça) um grande homem. Euclides Scalco nos deixa aos 88 anos, vítima da Covid. Seu legado é uma vida exemplar, como um homem e político com trajetória sem máculas, uma liderança incontestável, uma referência moral. Ocupou os mais altos cargos da República, sempre pautado pela ética. A vida reta, a trajetória marcada pela coerência e credibilidade de Euclides Scalco servirão de inspiração para as futuras gerações”, destacou Traiano.

Relatora do "homescholing"

A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) foi designada pela mesa diretora da Câmara dos Deputados relatora do projeto de lei 3179/12, que dispõe sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica, conhecido como “homescholing”. Não há prazo para apresentação do relatório, mas a expectativa da deputada é que seja votado ainda neste semestre. Estão apensadas ao PL outras sete propostas que tratam do tema. “Meu relatório, assim como a minha atuação parlamentar, será construído com muito diálogo, equilíbrio e construção de consensos”, salienta a deputada Luísa. Ela diz que a intenção é ouvir todos os agentes envolvidos no assunto: governo, oposição, famílias, educadores, entre outros. Além disso, também serão pesquisadas experiências internacionais para avaliação de resultados.

Feira do cincão como patrimônio cultural

Proposto pela vereadora Mara Boca Aberta (Pros), o PL 18/21 quer declarar a Feira Livre da Avenida Saul Elkind, conhecida popularmente como Feira do Cincão, como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta prevê que a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac), ficará responsável pela proteção e salvaguarda da memória da feira. Nessa terça-feira (16), a Câmara aprovou o encaminhamento para parecer para análise da Secretaria de Cultura sobre a viabilidade da ideia.

Vacinas para idosos

A vereadora Lenir de Assis (PT) solicita ao prefeito Marcelo Belinati (PP) informações acerca da possibilidade de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para diversos grupos (como balconistas de farmácia, secretárias de consultórios, porteiros, zeladores, seguranças, cozinheiros, motoristas, entre outros), em detrimento da prioridade da vacinação de idosos acima de 60 anos. Segundo dados da própria secretaria, mais de 75% das mortes são de idosos. A vereadora questiona, entre outras coisas, a quais grupos é oportunizado o agendamento, quais critérios para inclusão de vários deles antes da vacinação dos munícipes com 60 anos.