A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou uma reunião virtual na terça-feira (21) para debater o atual modelo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, que, em 2020, teve o cronograma readequado para semestral e a matriz curricular unificada. Com a participação dos deputados Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Casa, Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Professor Lemos (PT), do secretário de Educação Renato Feder e de representantes de várias entidades, o encontro discutiu formas de aprimorar as questões que foram surgindo a partir das mudanças implantadas neste ano. Ficou acordado que os participantes irão encaminhar sugestões para a Comissão de Educação, que ficou de buscar um consenso com a Secretaria da Educação (SEED).

Cabeças do Congresso

Depois do senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) ser eleito pelo portal apartidário Ranking dos Políticos o melhor congressista do primeiro semestre da atual legislatura, outro parlamentar paranaense "de primeira viagem” a conseguir ascensão no Congresso é a londrinense Luísa Canziani (PTB-PR). A deputada federal, que assim como Oriovisto está em seu primeiro mandato na carreira política, entrou para a lista dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ela é uma das sete deputadas mulheres que estão em “Ascensão” em 2020.

Paranaenses na lista

A lista dos “cabeças do Congresso” foi divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento é anual e avalia a atuação dos 513 deputados federais e dos 81 senadores. Entre os 100 mai influentes estão sete paranaenses: o senador Alvaro Dias (PODE), e os deputados federais Enio Verri (PT), Felipe Francischini (PSL), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Ricardo Barros (PP) e Rubens Bueno (CDN).

Ministro vira chefa da filha

A Casa Civil aprovou a nomeação de Isabela Braga Netto, filha do ministro e general Walter Braga Netto, para um cargo de gerência na ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar). Braga Netto é o titular da pasta. A indicação para o cargo de livre nomeação, com salário previsto de R$ 13 mil, está em análise pela diretoria da agência reguladora. Segundo a ANS, foi realizado um procedimento consultivo para verificar a possibilidade de a filha do ministro ocupar o posto.