Manifesto sobre Pedágios

Os deputados paranaenses repercutiram nessa terça-feira (6) na Assembleia Legislativa o protocolo feito na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de um manifesto que pontua as conclusões das audiências públicas realizadas pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio. O documento, assinado pelos 54 parlamentares, demonstra que a sociedade paranaense é amplamente contrária à proposta da União para a concessão de rodovias no estado e fez 11 ponderações. O deputado Tercílio Turini (CDN) disse que a sociedade não quer o modelo que limita o desconto. "Queremos que seja pelo menor preço, que tenha obras e que iniciem imediatamente. Que a gente tenha todas as garantias de que as obras serão realizadas”, citou Turini em plenário da sessão remota. Segundo a assessoria da ANTT, cerca de quatro mil sugestões foram feitas por paranaenses após as audiências.

Ranking de influência na Internet

O deputado federal Filipe Barros (PSL) lidera o ranking de parlamentares mais influentes da bancada do Paraná no Congresso na internet, segundo levantamento feito pela empresa de comunicação Aquário e divulgado nesta semana. Em segundo lugar aparece a deputada federal Gleisi Hoffman (PT) e em terceiro o deputado Sargento Fahur (PSD). Entre os três senadores, o melhor colocado é Alvaro Dias (PODE), que é o quarto mais influente nas redes, segundo os critérios estabelecidos na pesquisa. O deputado federal Boca Aberta (Pros), também eleito pela região de Londrina, aparece em sexto lugar, atrás do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC). Ainda na região de Londrina, a deputada Luisa Canziani (PTB) surge na 23ª posição, e Diego Garcia (PODE) está como o 11º mais influente na Internet.

Metodologia

Para desenvolver o ranking, a empresa de comunicação elaborou uma equação que levou em conta as seguintes variantes: quantidade de seguidores nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter); quantidade de postagens; quantidade total de envolvimento com as publicações. Cada critério tem um peso diferente, de acordo com o que as redes sociais levam em consideração. O objetivo do estudo é verificar quem faz o melhor trabalho nas redes sociais, ou seja, quem se comunica melhor e envolve os seguidores com suas publicações.