Juiz multa Boca Aberta

O juiz Maurício Boer, da 41ª Zona Eleitoral, rejeitou os embargos de declaração do deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros), no processo em que indeferiu sua candidatura à Prefeitura de Londrina. O questionamento é feito quando uma parte do processo considera que houve alguma dúvida, omissão, contradição ou obscuridade na decisão judicial. Boer considerou que a tentativa do político é de postergar a solução definitiva do processo. Em conjunto com a rejeição, o magistrado puniu a tentativa com uma multa de um salário mínimo. A decisão é do último domingo (1º) e agora cabe a Boca Aberta buscar recurso no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

Auxílio emergencial de candidato em Cambé

Candidato a prefeito de Cambé pelo Podemos, o jornalista e radialista Benê Filho recebeu três parcelas do auxílio emergencial prestado pelo Governo Federal por causa da Covid-19. Questiona-se, no entanto, que sua empresa, a Cambé Videos S/S Ltda prestou serviços à Câmara Municipal da cidade. O candidato se defende: “Por 60 dias a Câmara não teve sessões e, portanto, não recebi pagamento, uma vez que o pagamento é por sessão transmitida. Outro motivo foi a paralisação do setor de eventos, em que eu e minha mulher atuamos. Legalmente, me enquadrei nos requisitos para receber o auxílio”, afirmou à FOLHA.

Totalização dos votos em Brasília

Nas eleições municipais de 2020, os votos serão totalizados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e não mais nos Tribunais Regionais Eleitorais. A mudança foi necessária para racionalizar custos, como computadores e licenças de softwares, pois os aparelhos ficavam ociosos em grande parte do tempo entre as eleições. Nos últimos anos, os votos eram recepcionados de forma digital pelo TRE do Paraná, e, após serem totalizados, encaminhados para o TSE. Neste ano, após o encerramento da votação, que ocorrerá às 17h do dia 15 de novembro, em primeiro turno, todas as seções eleitorais do país vão encaminhar os votos para o mesmo ponto central, em um período de poucos minutos.

Inflamável

Candidato à reeleição, o prefeito Marcelo Belinati (PP) postou uma foto no seu Facebook em que aparecia cozinhando na noite de domingo, na cozinha da prefeitura. Ele disse que estava no trabalho e resolveu fazer a própria janta. Uma seguidora observou que a mangueira do gás de cozinha parecia estar mal instalada, por cima do fogão, e fez um comentário alertando o prefeito sobre o risco. Belinati respondeu que não tinha reparado e que iria resolver o “problema” no dia seguinte.