Importação de vacinas

A Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) quer que o Consórcio Intergestores Paraná Saúde concentre as importações de vacinas a serem adquiridas pelos municípios do Estado. “O Consórcio, que reúne 398 das 399 cidades do Paraná, tem maior poder de negociação, além da experiência na logística; do recebimento, armazenamento, à distribuição de medicamentos”, afirma o presidente da associação, Rogério Bernardo (PSD), que encaminhou ofício com a reivindicação ao presidente do consórcio, Aquiles Takeda (PSD), prefeito de Marilândia do Sul. Bernardo também enviou uma cópia do documento à AMP (Associação dos Municípios do Paraná) para que a ideia da Amusep seja "abraçada" pelas demais associações regionais do Estado e consiga a adesão da maioria dos prefeitos paranaenses.

Atuação em bloco

O presidente da Amusep afirma que a compra de vacinas pelo Consórcio Intergestores Paraná Saúde supre, também, a dificuldade de grande parte das prefeituras paranaenses de acessar o mercado internacional. “A maioria dos municípios é de pequeno porte, sem estrutura e conhecimento para atuar no comércio exterior”, ressalta Rogério Bernardo. Outra vantagem de se agir em bloco, segundo ele, é a redução nos custos da operação de trazer as doses para o Paraná.

Ibiporã discute "food trucks"

A Câmara Municipal de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) programou para esta sexta (26) e segunda-feira (1) um turno de sessões extraordinárias para discussão e votação do substitutivo ao projeto de lei nº 049/2020, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a comercialização de alimentos em vias e áreas públicas e privadas do município – os chamados “food trucks”. A assessoria da Câmara afirma que os vereadores não recebem verba a mais por participarem de sessões extraordinárias.