Ex-amor

Se no começo da pandemia, em meados de março, e até um pouco depois, o prefeito Marcelo Belinati (PP) fazia questão de balizar as ações municipais de combate ao novo coronavírus nas determinações do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Londrina), de um mês para cá a relação parece ter esfriado. Prova disso são a flexibilização nas atividades consideradas não essenciais - e aí vale ressaltar o peso da pressão de setores da sociedade civil organizada - e a mais recente decisão do prefeito de descartar novos fechamentos na cidade, apesar de recomendação contrária dos especialistas que integram o Coesp. O órgão alerta que o município entrou no alerta de "bandeira vermelha", o que Belinati vem rebatendo em suas últimas lives.

Preços abusivos

Vai virar lei no Paraná um dos princípios básicos da gestão pública. A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (10) proposta que visa conter a prática de preços abusivos no fornecimento de insumos e equipamentos individuais utilizados durante estado de calamidade pública, em especial no combate à pandemia de Covid-19. A proposição altera a Lei Estadual 15.608/2007, que trata de normas e princípios da licitação. Este artigo trata da declaração de inidoneidade apresentada a empresas que promovam más práticas em licitações públicas. De acordo a nova redação, será proibida de participar de concorrências públicas a empresa que “praticar, em casos de calamidade pública, preços abusivos no fornecimento de insumos e equipamentos de proteção individual”.

Ajuda a atletas do PR

A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Douglas Fabrício (CDN), debate nesta terça-feira (11), a partir das 10 horas, a necessidade de uma ajuda governamental para os atletas e federações, além da discussão de um protocolo para a retomada das atividades esportivas. O debate on-line terá a participação do superintendente do Esporte no Paraná, Helio Wirbiski, além de presidentes de federações e atletas paranaenses.