Em debate, o agronegócio
Os três candidatos ao governo estadual das coligações mais bem colocadas nas últimas pesquisas eleitorais divulgadas vão debater nesta segunda-feira (13) em Curitiba as propostas para o agronegócio paranaense. O evento no Hotel Bourbon é promovido pelo sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná)/Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). João Arruda (MDB), Ratinho Júnior (PSD) e Cida Borghetti (PP) falarão aos participantes, respectivamente, às 9 horas, 10 horas e 11 horas. Cada um pode utilizar a sua uma hora como quiser, ficando a critério abrir ou não a exposição para perguntas e interações do público.

Principais propostas para o setor
O encontro ocorre após o Sistema Faep/Senar-PR ter entregue o plano diretor para o agronegócio do Paraná 2019-2022 aos candidatos. Em nota, a Faep explica que "o documento tem diversas propostas para manter o agronegócio firme nos trilhos do desenvolvimento." Uma das principais propostas é a criação de um Grupo Estratégico do Agronegócio, com a coordenação direta do governo secretariado pela Agência de Desenvolvimento. "Com a devida autonomia e autoridade do novo órgão será possível mobilizar todo o aparato do Estado para facilitar a implantação de projetos no setor, em conjunto com organizações da iniciativa privada", diz a nota.

Debate paralelo
E por falar em debate, o PT promoveu ontem à noite uma "transmissão paralela" durante a sabatina com os presidenciáveis promovida pela TV Bandeirantes. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso, o partido não enviou ninguém à emissora paulistana, e em vez disso promoveu um debate à parte reunindo o candidato a vice, Fernando Haddad, a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) - escolhida para ser vice na chapa após a Justiça Eleitoral definir a situação de Lula na disputa -, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o coordenador da campanha, José Sergio Gabrielli. O evento foi transmitido pela internet. A estratégia do partido é vincular diretamente os candidatos à imagem de Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril.

Política via Twitter
O Twitter conduziu uma enquete com seus usuários no Brasil em junho deste ano para entender o papel da plataforma como o lugar onde as pessoas vão para acompanhar o que está acontecendo na política. Os resultados indicam que quase 70% deles costumam acessar o Twitter com alguma regularidade para se informar sobre política, sendo que 47% usam frequentemente e 22% de vez em quando - enquanto 13% usam um pouco. Apenas 18% dos usuários disseram não usar o Twitter para se informar sobre política.

Poder de decisão
Além disso, mais de 60% dos usuários do Twitter no Brasil acreditam que as ideias defendidas pelos candidatos à Presidência em seus perfis oficiais na plataforma podem contribuir com a sua decisão sobre em quem votar. Entre os indecisos, este percentual é maior: 79% destes usuários consideram que as propostas que os candidatos compartilharem em seus perfis oficiais no Twitter podem ajudar a definir a sua escolha. Para os usuários brasileiros, a característica mais importante do Twitter para o acompanhamento das conversas sobre eleições é poder obter informações em tempo real (66% dos participantes da enquete indicaram esta opção).

Presidenciável visita o Paraná
O candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, volta ao Paraná nos próximos dias 13 e 14 de agosto. Segundo a assessoria de comunicação, ele irá proferir palestras em Cascavel, Curitiba e Foz do Iguaçu. Acompanhado do ex-técnico de vôlei e "embaixador" da legenda, Bernardinho, o candidato abordará em seus encontros temas como renovação na política, modernização do Estado e fim de privilégios. Os eventos são abertos ao público e à imprensa, com entrada franca.