Despedida na região Oeste

Além do deputado federal José Carlos Schiavinato, morto na noite de terça-feira (leia matéria na página 5), a Covid-19 fez mais uma vítima entre os políticos do Paraná. O ex-prefeito de São Pedro do Iguaçu (Oeste) por três vezes Francisco Dantas de Souza Neto, conhecido como Chiquinho, morreu na madrugada desta quarta-feira (14), aos 54 anos, em decorrência da infecção. Ele deixa esposa e dois filhos.O governador Ratinho Junior (PSD) se pronunciou sobre Chiquinho. “É com um profundo pesar que recebo a notícia da partida de mais um político importante para o Paraná. Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza e peço a Deus que ampare a todos”, disse.

Reuniões virtuais

O um projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), aprovado de maneira simbólica nesta terça-feira (14), ajuda a evitar aglomerações para conter a pandemia da Codid-19. O texto autoriza, permanentemente, a realização de assembleias, votações e reuniões dos órgãos deliberativos de associações, fundações, entidades sindicais, condomínios, organizações religiosas e organizações sociais de forma remota. O projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados e, em caso de aprovação, logo em seguida, vai à sanção do presidente da República. “Milhares de entidades estão, hoje, descumprindo a Lei pelas dificuldades impostas pela pandemia. Esse projeto facilitará a vida de milhões de brasileiros, pois dará agilidade e resultará em economia de combustível, tempo e viagens, que não precisarão ser feitas”, disse Guimarães.

Mais Cidades

O governo do Estado e a AL (Assembleia Legislativa do Paraná) lançaram em conjunto, nesta quarta-feira (14), a segunda edição do programa Paraná Mais Cidades, com a destinação de R$ 500 milhões para investimentos em obras e melhorias nos 399 municípios. Os recursos são do Tesouro Estadual e da sobra orçamentária do Poder Legislativo. O aporte é 42% maior do que o ano passado, que foi de R$ 351 milhões. Os valores são oferecidos a fundo perdido para a execução de obras e compra de maquinário previsto em uma série de investimentos. São ações ligadas a sete secretarias, como Infraestrutura e Logística, Educação, Saúde e Segurança Pública, além da Defesa Civil e da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba. Há o cálculo do impacto do programa em pelo menos 10 mil empregos diretos, fora os indiretos na cadeia de construção civil e do comércio.