O PSL convoca seus membros e delegados em Londrina para a convenção para a escolha dos candidatos às eleições deste ano e para a formalização do nome do deputado federal Filipe Barros como postulante à Prefeitura. A reunião será na quarta-feira (16), no comitê de Barros, na Avenida Higienópolis, 1.220, no Centro. O partido receberá até esta terça-feira (15) os pedidos de inscrição pessoalmente no mesmo local, ou pelo e-mail [email protected].

Na disputa

No município de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina), o prefeito Beto Siena foi oficializado pelo Democratas como o nome da legenda para as eleições deste ano. A decisão foi anunciada na convenção virtual do partido, no sábado (12). O atual vice-prefeito, Sérgio Nakata, irá compor a chapa. O partido terá 14 candidatos a vereador no município. Na mesma data o PSD referendou apoio aos atuais administradores da cidade e apresentou a chapa para o Legislativo – também de forma virtual. Ambos os partidos buscam oferecer sua parcela no debate por diversidade, não só sexual, como de etnia. Se registra a participação de representantes da comunidade kaingang da Terra Indígena Apucaraninha.

Pedágios

A AL (Assembleia Legislativa do Paraná) lançou nessa segunda-feira (14) Frente Parlamentar de Encerramento dos Contratos de Pedágios no Paraná sob a coordenação de Arilson Chiorato (PT). O grupo tem como objetivo fiscalizar os contratos e aditivos das rodovias firmados pelo governo do Estado desde 1995 até 2021, estabelecer um diálogo com o Governo Federal e receber denúncias. “Acredito que a Frente Parlamentar vai dar um novo norte à próxima concessão e auxiliar com iniciativas que possam ajudar a população e o setor produtivo do estado, que sofrem há mais de vinte anos com as altas tarifas do pedágio em nosso estado”, afirmou o presidente da Assembleia Ademar Traiano (PSDB).

Nova rodada

O Plano Diretor Municipal de Londrina passará por mais uma etapa da Câmara Municipal. Na sessão desta segunda-feira (14), a Comissão de Justiça, Legislação e Redação da casa aprovou um parecer prévio da assessoria jurídica indicando que as emendas sejam enviadas para parecer do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Conselho Municipal da Cidade e de todas as entidades que já se manifestaram durante a tramitação do projeto de lei. O documento aponta a necessidade da realização de nova audiência pública para que os temas expostos das emendas sejam debatidos. A reunião deverá ser aprovada pelo plenário, o que pode acontecer ainda esta semana.

Em busca de igualdade

Com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Igualdade Racial, em Londrina, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial formou, no último dia 4, uma comissão especial com oito membros – todos profissionais de carreira da Prefeitura – que terão como função elaborar a metodologia de trabalho; a definição das atribuições dos membros; e o cronograma de elaboração e finalização, que podem acontecer em até 240 dias. “A elaboração do plano coloca o município próximo às necessidades dessas comunidades, que se encontram em situações sociais vulneráveis”, afirma Maria Eugênia de Almeida, coordenadora do grupo e presidente do conselho.