Contrariando os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e até da assessoria jurídica da Câmara, os vereadores de Cambé aprovaram o projeto de José Guilherme Trombetti Manoel (PTB) que permite o acompanhamento em tempo real a qualquer cidadão das ambulâncias do Samu. O placar da sessão foi bem folgado: oito votos favoráveis e apenas um contrário. O autor não pôde votar.

O voto contrário

Único opositor, o vereador Carlos Alberto Abudi (DEM), mais conhecido como Berro, explicou no plenário por que não concorda com a proposta. "Em primeiro lugar, o Samu é de Londrina. Em segundo, tem que por radar no funcionário, porque tem gente que larga os pacientes para fazer política. E ele não é do meu partido", disse o parlamentar, sem citar o nome da pessoa.

Defesa do projeto

Já o autor do projeto, durante sua fala, lembrou a reportagem feita pela FOLHA sobre o assunto. "Não acredito que os socorristas seriam mais pressionados. Creio que a população, vendo onde está a ambulância, ficará mais segura e ter confiança de que os profissionais já estão seguindo o seu trajeto. Também acho importante que o acesso seja liberado para qualquer pessoa. A modernidade chegou e não temos como voltar atrás", afirmou.

Pareceres contrários

O vereador indicou que o monitoramento não geraria custos para a prefeitura. Tanto a CCJ quanto o setor jurídico analisaram que a proposta do vereador Zé Guilherme, como é conhecido no Legislativo cambeense, é inconstitucional, ou seja, não caberia à Câmara a criação desse aplicativo, mas somente ao Executivo.

Compromisso eleitoral

Nesta quinta-feira (17), será realizada a quarta edição do Fórum 360, principal evento do país voltado ao ecossistema de apoio ao microempreendedorismo. Neste ano, além de reunir empreendedores, empresas, parceiros e organizações sociais, o objetivo é pautar servidores públicos e candidatos que estão participando das eleições municipais de 2020. Por isso, o programa Empreender 360, responsável pelo evento, desenvolveu uma carta compromisso que estimula os políticos a se comprometerem com a melhoria do ecossistema empreendedor.