A Câmara Municipal de Londrina aprovou em plenário parecer prévio da Comissão de Justiça solicitando realização de audiência pública para apresentar e debater com a população as emendas sugeridas ao projeto de lei que institui a Lei Geral do Plano Diretor. O mesmo parecer requer o envio das propostas de emenda para uma série de órgãos, instituições, associações, sindicatos e instituições de ensino superior, entre eles: Ippul; Conselho Municipal da Cidade, Sinduscon, Secovi e UEL. A data do debate público ainda não foi definida.

Dia de Combate à Homofobia

O projeto de lei que institui o Dia de Combate à Homofobia no calendário de comemorações oficiais do município foi aprovado em segunda discussão nessa quinta-feira (24) por unanimidade entre os presentes. O presidente da Casa, Ailton Nantes (PP), e o vereador Felipe Prochet (PSD) estavam ausentes na hora da votação. A data será celebrada anualmente em 17 de maio. O vereador Guilherme Belinati (PP) é o autor da proposta e justifica que a instituição do Dia de Combate à Homofobia proporciona uma reflexão sobre o cenário discriminatório que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais vivenciam atualmente. O projeto segue para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

Desistência em Rolândia

O ex-vereador Renato Sartori (PTB), que havia confirmado presença como candidato a prefeito de Rolândia em convenção realizada no dia 13 de setembro, desistiu de entrar na disputa por conta de problemas de saúde. No anúncio pelas redes sociais, o comerciante afirmou na quarta-feira (23) que foi diagnosticado com um tipo raro de câncer no sangue e irá iniciar o tratamento. Ele estava listado em reportagem publicada pela FOLHA como um dos cinco postulantes ao cargo de prefeito do município. O grupo político colocou como vice José de Paula (MDB) na coligação denominada Rolândia em Boas Mãos (PTB/MDB/PSB e Republicanos). As siglas ainda não definiram se irão encontrar outro nome para compor a chapa ou desmanchar a coligação para majoritária. A decisão deve ser feita até sábado (26), último dia de registro das candidaturas.