A (primeira) vinda do governador
Exatos 53 dias depois de tomar posse, Ratinho Junior (PSD) virá a Londrina pela primeira vez como governador nesta sexta-feira (22). Ele estará na solenidade de lançamento do aplicativo Vizinho Conectado, da Polícia Militar do Paraná, além de entrega de viaturas, coletes balísticos e etilômetros no Parque de Exposições Governador Ney Braga, às 16h. À noite, Ratinho Jr. participa do jantar de lançamento da ExpoLondrina 2019 no Planalto. Casualmente, os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Londrina, Felipe Prochet e Júnior Santos Rosa, protocolaram na sessão ordinária dessa quinta-feira (22) indicação para que o governador instale um gabinete itinerante na cidade entre os dias 5 e 14 de abril, para que a equipe do governo possa acompanhar de perto a Expo.

TC lança programa de fiscalização em Londrina
Quem também estará em Londrina nesta sexta é o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC), o conselheiro Nestor Baptista, para o lançamento do programa de fiscalização de parcerias público-privadas (PPPs) e de organizações sociais (OSs) que recebem recursos públicos. Será durante o segundo curso sobre Prestações de Contas Municipais de 2018, que será realizado no Hotel Crystal, com o apoio da Amepar, a partir das 8 horas.

Devolução de R$ 196 milhões
Segundo a assessoria do TC, nos últimos anos o órgão mandou devolver aos cofres públicos R$ 196 milhões, em 53 processos relativos à terceirização de recursos públicos por meio de OSs. Há dezenas de outros processos tramitando. Os maiores focos de desvios, conforme o TC, são nas áreas da saúde e da educação. O Programa de Fiscalização de Contratos de Parceria e de Gestão (Profic) também é voltado aos contratos do pedágio em rodovias, que o Tribunal de Contas diz investigar há quase 10 anos, mas está proibido de continuar as auditorias em função de decisão da Justiça Federal em Brasília, no ano passado. O TC encaminhou relatório com 26 recomendações aos governos estadual e federal, a serem adotadas na renovação ou nova licitação dos contratos do pedágio no Paraná.

Mirem-se no exemplo
Na coletiva que concedeu à imprensa para falar sobre o projeto de iluminação pública da cidade com lâmpadas LED, o prefeito Marcelo Belinati (PP) pediu a colaboração e a conscientização da população para evitar furtos de fiação da rede elétrica e manter a conservação da limpeza no município. Ele citou o exemplo da torcida do Japão na Copa do Mundo realizada no Brasil, que recolhia o próprio lixo nos estádios onde a seleção jogava.

Improbidade por acúmulo de funções
Dois médicos que acumularam de forma irregular cargos públicos em horários coincidentes em diferentes cidades na região de Londrina foram condenados a ressarcir integralmente os danos causados aos cofres municipais. As decisões atendem ações civis públicas por ato de improbidade administrativa apresentadas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Centenário do Sul (Região Metropolitana de Londrina). Os valores a serem devolvidos ainda serão calculados pela Justiça. Durante os períodos questionados pelo MP, os réus também exerceram, em períodos diferentes, a função de diretor clínico do hospital municipal de Centenário do Sul, cargo de chefia que, conforme destacado nas decisões, "exige dedicação integral, sendo incompatível com outras atividades."

Aval dos engenheiros
O deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas) protocolou nessa quinta-feira na Câmara projeto de lei que determina que órgãos públicos, como prefeituras, deverão conter em seus quadros funcionais engenheiros civis concursados para que possam firmar convênios, financiamentos e outras formas de captação de recursos com a União, caso os acordos compreendam obra ou serviço de engenharia. Segundo a assessoria do deputado, a redação da matéria foi endossada com a assinatura dos respectivos presidentes do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Joel Krüger, e do Crea/PR, Ricardo Rocha de Oliveira.

Vírus da burrice
Quase um mês após renunciar a seu cargo político e deixar o país sob ameaças, o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) corre a Europa dando palestras sobre a situação política nacional. Começou em Berlim, cidade onde afirma estar morando com a ajuda de amigos, e diz já ter sido convidado a falar em Portugal, França, Suécia e Canadá. "Nem todo mundo está contaminado pelo vírus da burrice e do preconceito que infectou o novo governo do Brasil e parte dos eleitores que o aplaudem", afirmou. Ele ainda deu uma entrevista coletiva tecendo críticas à política de segurança encampada pela nova gestão. "O atual ministro da Justiça quer legalizar e ampliar possibilidades de assassinatos das pessoas. Por trás está, na verdade, uma tentativa de legalizar a opressão contra a oposição política que vai haver no governo Bolsonaro", disse, segundo a Rádio França Internacional.