O sentido da pergunta é simples. Como os jogos da 11ª da Série B foram na terça-feira (23) à noite, como de costume fechamos a coluna antes. Estava bastante otimista. Afinal, o Londrina enfrentaria um dos lanternas, o Vitória da Bahia, com 99% de chances de retornar ao G-4. Essa hipótese só não ocorreria, caso Ponte Preta, Paraná Clube e Atlético-GO, vencessem suas partidas. O que parecia pouco provável.

A sequência

Dia 27 (sábado), Oeste em Barueri. Dia 30 (terça-feira), Paraná Clube no Estádio

do Café. Dia 02/08 (sexta-feira), Atlético-GO, também no Café. Dia 06/08(terça-feira), América, em Belo Horizonte.

A matemática

Como os estudiosos das estatísticas apontam 43 pontos para permanecer na Série B. Então, se o Londrina venceu o Vitória, estarão faltando mais 23 pontos. Ainda faltam 27 rodadas, ou 81 pontos em disputa. Para o acesso à Série A, seriam necessários 64 pontos. Nessa conta, o LEC precisa de mais 44 pontos (caso tenha vencido o Vitória).

Exemplos

Em 2015, o América-MG subiu em quarto lugar com 65 pontos. Em 2016, o Bahia com 63. Em 2017, o Paraná Clube foi o quarto colocado com 64 pontos. E, ano passado, o Goiás subiu com 60 pontos.

PSTC campeão

Mais um da região na disputa do Paranaense da Primeira Divisão em 2020. O PSTC Procopense foi o vencedor da Divisão de Acesso, com 12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Marcou 45 gols e sofreu 18. Gerônimo, o artilheiro com 9 gols.

Cornélio Procópio já teve campeão

Foi em 1961. O Esporte Clube Comercial conquistou o título do Campeonato Paranaense da Primeira Divisão. E tinha como destaques, craques como Dirceu, Pinduca, Mourão, Garoto, Villanueva, Silvinho, Pedrinho, Torquato, Asa, Vitão e Nelsinho, segundo o livro do jornalista Padilha Alonso.

Artilheiros do Tubarãozinho

O Londrina está disputando a segunda fase do Estadual Sub-19. E lidera o Grupo G com 6 pontos. Os principais goleadores: Juan, 13 gols, Pedro Henrique, 8, e Danilo Matheus, 7 gols.