Imagem ilustrativa da imagem Série B: dez brigam pelo G-4
| Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Do 1º lugar ao 10º, a briga por vaga no G-4 está mais feia que briga de foice no escuro. Vejamos: o Bragantino ganhou na segunda-feira (12) e chegou aos 31 pontos. Coritiba (26 pontos) e Atlético-GO (25), jogariam na terça (13) à noite contra Brasil e Oeste, respectivamente. Seguem na classificação: Londrina e Botafogo, 24 pontos cada, CRB, Ponte Preta, Cuiabá, Paraná Clube e Sport, todos com 23. E podemos acrescentar ainda o Operário, com 21 pontos, e que vem subindo a cada rodada. Lembrando que nesta 16ª rodada, os quatro primeiros jogam em casa.

Vitória garante G-4

Nas últimas 15 rodadas, o Londrina ficou 12 vezes entre os quatro primeiros. E nas três vezes fora, ficou duas vezes em 6º e uma em 5º. Ganhando do Criciúma, sexta-feira (16), no Estádio do Café, o LEC chegará aos 27 pontos, tendo ainda mais um jogo em casa, contra o São Bento, e dois fora, Botafogo e Guarani. A projeção é fechar o primeiro turno com 32 pontos. Lembrando que em 2018, o Tubarão terminou o turno na zona de rebaixamento com 21 pontos em 19 jogos.

Tem muito chão pela frente

Restam ainda 23 partidas para o encerramento da Série B, 69 pontos em disputa. Com 60% de aproveitamento – 64 pontos – uma equipe consegue o acesso à Série A. Nesse caso, o Londrina precisaria ainda de mais 40 pontos. Nada é impossível. O elenco só não pode perder o entusiasmo. Série A representa uma marca importante no currículo de cada um.

Reforços?

O gestor Sérgio Malucelli não abre o jogo. Mas, no fundo, ele sabe que o time precisa de mais uns três jogadores, para a lateral direita, zaga e atacante pelos lados. Sobre zagueiro, muita especulação sobre alguém que jogou no LEC ano passado e que estaria retornando. O campeonato é longo, desgastante, com cartões e contusões.

Túnel do tempo

Você sabia que o técnico Mano Menezes treinou o Iraty Sport Club? Foi em 2003, na Série C. Em seis jogos, quatro derrotas, um empate e uma vitória. Resultado: foi demitido pelo Sérgio Malucelli. Depois, Mano treinou o XV de Campo Bom (RS), Caxias, Grêmio, Corinthians e seleção brasileira. É um dos melhores técnicos brasileiros.