Faltando quatro jogos para o encerramento do primeiro turno da Série B, o Londrina sabe que não pode perder pontos para equipes em desvantagem na tabela de classificação. Para fechar o turno em condições de brigar por vaga no returno, o LEC não pode se descuidar, principalmente nas duas partidas em casa, nesta sexta-feira (16) contra o Criciúma, e na penúltima rodada, o São Bento. Nos três últimos anos, a equipe jogou fora a chance de acesso à Série B, justamente por perder pontos contra equipes da parte da baixo da tabela.

É uma gangorra

Um campeonato de sobe e desce. Vejamos o caso do Londrina. Quando se cobra vitória contra o Criciúma (e será um jogo muito complicado), é que logo atrás tem muitos times grudados no LEC. A Ponte Preta, 23 pontos, jogaria na quinta à noite (15) contra o Figueirense. Se venceu, subiu para a quarta colocação. E tem aqueles com 23 pontos – CRB, Paraná Clube, Cuiabá e Sport – e ainda o Botafogo com 24 (perde para o Tubarão no número de gols marcados).

As campanhas

Londrina – 24 pontos – sete vitórias, três empates e seis derrotas. Marcou 20 gols e sofreu 17. Aproveitamento de 53.3%.

Criciúma – 16 pontos – quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas. Marcou dez gols e sofreu 16, com aproveitamento de 35%.

Retrospecto

Nos últimos anos, foram seis partidas entre as duas equipes. Os números:

2016 – rodada 14 – Londrina 2 x 2 Criciúma. Gols do LEC de Germano e Jô. O time de Claudio Tencati com Marcelo, Igor Bosel, Luizão, Matheus e Léo; Germano, Rafael Gava e Zé Rafael; Paulinho Mocelin (Netinho), Itamar (Keirrison) e Jô (Safira). Apenas três permanecem no elenco. Na rodada, 33, Criciúma 1 x 1 LEC.

2017 – Turno, LEC 0 x 1 Criciúma. Segundo turno, Criciúma 2 x 1 LEC.

2018 – Rodada 16 – Criciúma 2 x 1 LEC, gol de Thiago Ribeiro. E na rodada 35, LEC 4 x 2 Criciúma, gols de Dagoberto (2) e Felipe Marques (2). Daquele jogo no dia 6 de novembro, ainda permanecem no time, Germano, Higor Leite, Paulinho Mocelin e Dagoberto.