Depois do jogo desta terça (15) diante do Figueirense (fechei a coluna antes), o Londrina terá mais nove partidas pela frente e a pressão vai continuar. Em casa, o LEC vai receber o Oeste, América, Botafogo e Guarani. Fora, Vitória, Paraná Clube, Atlético-GO, Criciúma e São Bento.

Queda impressiona

Sem contar o resultado contra o Figueirense, quem acompanha de perto os números da Série B, não consegue dimensionar a tragédia depois da Copa América. Afinal, o Londrina ficou 18 rodadas entre os dez primeiros, sendo 12 no G-4 (uma vez em 1º, sete vezes em 3º e quatro vezes em 4º). E nas últimas dez rodadas, do 11º para baixo.

Quem caiu

Os matemáticos apontam 43 pontos para uma equipe permanecer na Série B. Este ano talvez, as equipes vão precisar de, no mínimo, 45 pontos. Só lembrando os últimos anos: em 2016, o Joinville caiu com 40 pontos em 17º. Em 2017, o Luverdense foi rebaixado com 44. E ano passado, o Paysandu com 43 pontos.

Quem ficou

O prazo para inscrição terminou e o Londrina terá que contar com um alto grau de responsabilidade dos 36 jogadores do atual elenco. São eles: goleiros – César, Matheus Albino, Emerson e Maltos. Laterais – Alemão, Raí Ramos, Breno, Helder, Felipe Vieira e Vitor Luis. Zagueiros – Dirceu, Augusto, Silvio, Léo Rigo, Lucas Costa e Marcondes (não joga mais este ano). Volantes e Meias – Germano, Anderson Leite, Higor Leite, Matheus Bertoto, Charles, Denner, Mateus Bianqui, Matheus Néris, André Moritz, Artur Caculé, Pedro Cacho e Danilo. Atacantes – Paulinho Mocelin, Luidy, Léo Passos, Junior Pirambu, Uelber, João Paulo, Mateuzinho e Victor Daniel.

Rolândia no Brasileiro

Foi uma partida tumultuada, com oito expulsões (quatro de cada lado só no primeiro tempo), mas o Nacional conseguiu, nos pênaltis, garantir vaga na Série D do Brasileiro em 2020, conquistando a Taça FPF Sub-23. O árbitro Leonardo Sigari Zanon teve muito trabalho. Parabéns ao presidente José Danilson, ao técnico Rafael Andrade Marques, comissão técnica, jogadores e torcida. Além do Nacional, o Paraná terá mais duas equipes na Série D: Toledo e FC Cascavel.

Seis na Copa do Brasil

O Paraná passou Santa Catarina no Ranking de Federações e terá seis equipes Na Copa do Brasil em 2020: Athletico (entra nas oitavas de final), Londrina, Coritiba, Operário, Toledo e Paraná Clube.

mockup